Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2021-07-22T20:31:11Z-
dc.date.available2021-07-22T20:31:11Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.isbn9788595610828pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4002-
dc.description.abstractAlunos e professores do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté, reúnem-se, mais uma vez, na articulação de um livro por meio de diferentes reflexões teóricas e empíricas em vários campos de conhecimento psicológico. Optou-se pelo título "Psicologia: novos olhares" no sentido de continuidade de nossa publicação anterior. As diversas contribuições que compõem esse livro foram articuladas em cinco partes . A primeira parte, "Novo olhar para a família", é composta por cinco capítulos que tratam da transição da adolescência, diferentes contextos das relações familiares, entre outros temas que tratam de diversos enfoques na área da Psicologia da Família. Na parte seguinte, intitulada "Novo olhar para a Saúde e para a Clínica", articula onze capítulos que visam diferentes formas de reflexão da Psicologia Clínica e da Saúde, a partir de estudos nos contextos de psicodiagnóstico e psicoterapia, sob diferentes enfoques teóricos, representando grande variedade de objetos de estudo nos campos da clínica e saúde. Na terceira parte, denominada de "Novo olhar para a Educação", agrega dois textos : um sob a ótica da ausência do psicólogo e outro a partir da concepção dos alunos, na representação ampla da educação e sua vertente psicológica. Na parte de número quatro, com o tema "Novo olhar para a Gestão", envolve cinco capítulos acerca da grande diversidade da aplicação do conhecimento psicológico a serviço da Gestão e das pessoas envolvidas. Na última parte, "Novo olhar para a Comunidade", expõe um capítulo sobre a perspectiva teórica de Heidegger para a comunidade. Desejamos que os textos aqui publicados, fruto da união de esforços de alunos e professores do Departamento de Psicologia, possam contribuir para o conhecimento psicológico nas mais diversas áreas de atuação. Além disso, também desejamos que sirva como incentivo para novas contribuições futuras, possibilitando, sempre, novos olhares, sobre nossa realidade e nossos saberespt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T20:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISBN9788595610828.pdf: 4501555 bytes, checksum: e34f9e8b6be015cba9d6defac37410ba (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.description.tableofcontentsPARTE I : Novo Olhar para a família -- Análise do filme "Viva – a vida é uma festa" com base na teoria sistêmica de Bowen -- O papel da família e da escola no período pré-vestibular : a percepção do jovem estudante -- A transição da adolescência para a vida adulta : perspectiva dos filhos e suas respectivas mães -- Família e dinheiro : as interfaces nas relações contemporâneas -- O brincar entre pais e filhos na família contemporânea -- PARTE II : Novo olhar para a saúde e para a clínica -- A constituição da sexualidade feminina na Psicanálise Clássica -- A violência contra as mulheres no percurso de vida : análise sobre um psicodiagnóstico de abordagem de base Fenomenológica -- Aspectos simbólicos do arquétipo materno e transgressão : estudo de caso de mães toxicômanas sob a ótica da Psicologia Analítica -- Avaliação da qualidade de vida em um grupo de voluntários em instituição educacional -- Avaliação dos resultados do teste Bender em um grupo de crianças entre seis e dez anos -- O estresse pós-traumático e o papel do psicólogo frente a esse transtorno -- Para além do tempo e da cultura : impulsos, defesas e processos inconscientes -- Psicologia do desenvolvimento humano e teoria psicanalítica : aproximações possíveis -- Psicologia na atuação em emergências e desastres : desafios e perspectivas -- Saúde mental e o trabalho nos territórios : do território "ratificador" ao território analisador -- Terapias psicodélicas : uma revisão integrativa -- PARTE III : Novo olhar para a educação -- Da ausência do psicólogo ao discurso psicológico na escola : uma análise de práticas escolares -- O processo de transição do quinto para o sexto ano vivenciado por alunos de uma escola municipal do Vale do Paraíba Paulista -- PARTE IV : Novo olhar para gestão -- A motivação e a relação entre líderes e liderados no contexto do serviço voluntário -- Avaliação das habilidades sociais de servidores de uma universidade do interior do estado de São Paulo para o treino de habilidades sociais profissionais -- Desenvolvimento de um treino de habilidades sociais profissionais para alunos de pós-graduação de uma Universidade do interior do estado de São Paulo -- O sofrimento no trabalho terceirizado : um estudo qualitativo com trabalhadores do Vale do Paraíba -- Significado do trabalho : uma revisão bibliométrica de 2007-2017 nas bases de dados da Scielo e da Pepsic -- PARTE V : Novo olhar para a comunidade -- O grupo "mãos solidárias" e a exposição da pergunta pelo sentido do ser em Heidegger -- PARTE VI : Novo olhar para a psicologia obstétrica -- O momento do parto : uma análise dos sentimentos predominantes em mulheres primíparas que vivenciaram o parto humanizado e a cirurgia Cesárea -- Autonomia e escolha informada : os benefícios da inclusão da mulher nas decisões em saúde durante a gestação, parto e pós-partopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (491 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherEdUNITAUpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofOlharespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titlePsicologia : novos olharespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.organizerCastro, Paulo Francisco de, 1965-pt_BR
dc.contributor.organizerOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
Appears in Collections:EDUNITAU - Acesso aberto

Files in This Item:
File SizeFormat 
ISBN9788595610828.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons