Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, José Fernando Touguinha dept_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T14:08:24Z-
dc.date.available2021-08-05T14:08:24Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4051-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Edson A. A. Querido Oliveira.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - do Programa de Pós Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractResumo: No atual cenário econômico mundial, altamente competitivo e globalizado, as indústrias introduziram signifcativas mudanças nas estruturas organizacionais, principalmente aquelas dependentes de alta tecnologia, remodelando suas estratégias de negócio e redefinindo os modelos de parcerias com a cadeia produtiva e a rede de clientes. Nesse contexto econômico, as transferências de tecnologia se transformaram em um importante diferencial competitivo para as idústrias com base tecnológica, permitindo a especialização das empresas nos seus segmentos de atuação. Alguns modelos de transferência de tecnologia foram propostos e adotados mundialmente pelas indústrias, e o setor aeronáutico foi um dos que implementaram esses modelos e que mais evoluiram na busca do modelo colaborativo ideal, formando clusters e Arranjos Produtivos Locais (APLs) para consolidar e fortalecer os resultados. O objetivo desta pesquisa é discutir os modelos de instalação e consolidação adotados pelas indústrias aeronáuticas canadense e brasileira, identificando suas diferenças e similaridades. Para tanto, a metodologia baseou-se na utilização da abordagem quali-quantitativa e da pesquisa documental. Com essa abordagem foi possível realizar uma análise completa e detalhada dos modelos de instalação e consolidação adotados pelas indústias brasileira e danadense. Os resultados apontam que, embora as duas principais empresas montadoras de aeronaves brasileira e canadense atuem no mesmo segmento da aviação regional, a formação das indústrias aeronáuticas brasileira e canadense se deram de maneiras diferentes, justificando o distinto estágio tecnológico em que se encontram atualmente.pt_BR
dc.description.abstractAbstrat: In the current worldwide economic scenary highly competitive and globalized, the idstries intoduced significant changes in their organizational structures, especially the industries dependent on high technology, reoganizing their business strategies and redefining the models of partnerships with the supply chain and customer network. In this economic context the transfer of technology has become an important competitive advantage to the idustries in their business segments. Some models of technology transfer have been proposed and worldwide adopted by the industries, being the aeronautic sector one of the pursuit of ideal colaborative model, creating clusters and Local Productive Arrangements (LPA) to consolidate and strengthen these results. The objective of this research is to discuss models of installation and consolidation adopted by the Canadian and Brazilian aeronautic idustries, identifying differences and similarities. For this purpose, the methodology was based on the use of qualitative and quantitative approach, adopting the type of documental research. With this approach it was possible to conduct a complete and detailed analysis of models of installation and consolidation adopted by the Brazilian and Canadian aviation idustries. nThe results suggest that, although the main aircraft companies Brazilian and Canadian operating in the same segment of the regional aviation, the Brazilian and Canadian aeronautical idustries were consolidate in different ways, justifying the distinct technological stage that they are nowdays.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T14:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012-Dissertacao Jose de Almeida.pdf: 984432 bytes, checksum: 67f85861fb68f2fea9c4a648fc6ddf75 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent1 recurso online (93 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectInstalação de indústriaspt_BR
dc.subjectConsolidação de indústriaspt_BR
dc.subjectIndústria aeronáuticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleModelos de instalação e consolidação das indústrias aeronáuticas : um estudo comparativo entre as indústrias brasileira e canadensept_BR
dc.title.alternativeComparative study between the installation and consolidation models of brazilian and canadian aeronautical industriespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, José Luís Gomes dapt_BR
dc.contributor.otherMelo, Francisco Cristóvão Lourenço dept_BR
dc.contributor.otherGrandinetti, Francisco José, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
2012-Dissertacao Jose de Almeida.pdf961.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons