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dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorMelo, Juliana Albuquerque Freirept_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T16:12:35Z-
dc.date.available2021-08-11T16:12:35Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4098-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dra. Marilsa de Sá Rodrigues.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em ..., Taubaté, 20xx.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Face ao cenário de constantes mudanças, as quais impactam na atuação das organizações, observa-se uma preocupação por parte das mesmas em desenvolver suas lideranças para que respondam de forma rápida e efetiva às demandas multifacetadas e dinâmicas atuais. As empresas têm buscado alargar o espectro de opções que promovam o desenvolvimento de seus executivos e, neste sentido, o coaching vem ganhando força, sendo cada vez mais adotado para aumentar a performance. O presente estudo tem por objetivo identificar, descrever e analisar o método e resultados do processo de coaching no desenvolvimento da competência de liderança dos executivos, sob a perspectiva dos próprios executivos. Com o intuito de acançar o objetivo proposto, foi utilizado o estudo de caso com abordagem qualitativa. O estudo de caso único, teve como unidade de análise uma empresa do estado de São Paulo que contratou um programa de coaching para seus executivos. A empresa foi selecionada por acessibilidade. Ao escolher o método de estudo de caso, optou-se pela utilização da técnica de triangulação na coleta dos dados, tomando como base os documentos disponibilizados pela empresa estudada, registros do programa de coaching aplicado na organização e a entrevista semiestruturada com os executivos que participam do coaching. Dentre os profissionais da empresa que participa do processo de coaching, foram selecionados para este estudo apenas os que tinham como objetivo do programa desenvolver a competência de liderança, este foi o critério de seleção dos participantes. Além disso, trata-se de uma amostragem por saturação, usada quando outros participantes não acrescentariam ao material já obtido. Os resultados revelaram que o método utilizado no coaching foi customizado e estruturado para desenvolver os líderes da organização por meio de ferramentas específicas que atendessem e um acompanhamento próximo por parte do coach. Do ponto de vista dos entrevistados, o coaching possibilitou uma melhoria no relacionamento com a equipe, pares e superior, os participantes relataram, ainda que as principais competências desenvolvidas foram o feedback, gestão do tempo, planejamento e visão sistêmica. Pode-se concluir que o coaching é um processo voltado para desenvolver competências em diversas áreas, sobretudo na capacitação de líderes, segundo os entrevistados o coaching os transformou em verdadeiros líderes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Facing a scenario of constant changes, which impact the performance of organizations, there is a concern in developing their leadership to respond quickly and effectively to current multifaceted and dynamic demands. Companies have sought to expand the range of options that promote the development of its executives and, in this sense, the coaching is gaining strength and is increasingly adopted as a tool to increase performance. This study aims to identify, describe and analyze the method and results of the coaching process in the development of leadership competency of executives, from the perspective of executives themselves. In order to achieve the proposed objective, we used the case study with a qualitative approach. The single case study, had the unit of analysis a state of São Paulo company that hired a coaching program for its executives. The company was selected by accessibility. By choosing the case study method, we chose to use the triangulation technique in data collection, based on the documents provided by the company studied, coaching program records applied in the organization and the semi-structured interviews with executives who participated of coaching. Among the company's professionals who participated in the coaching process, were selected for this study only those who had the goal of the program develop leadership competency, which is the criterion for selection of participants. Furthermore, it is a sampling saturation, used when other subjects would not add to the material already obtained. The results revealed that the method used in coaching was customized and structured to develop the leaders of the organization through specific tools that met the demand and close monitoring by the coach. From the point of view of respondents, coaching enabled a better relationship with staff, peers and higher, the subjects reported also that the major powers were developed feedback, time management, planning and systemic vision. It can be concluded that coaching is a process aimed to develop skills in various areas, particularly in the training of leaders, which according to the interviewees coaching turned them into true leaders.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (134 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCoaching-executivopt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectLiderança executivapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCoaching para executivos : método e resultadopt_BR
dc.title.alternativeCoaching for executives: method and resultspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherRosso, Maria José Uriostept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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