Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/413
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Contribuições da EAD para o ensino superior presencial na visão de alunos egressos da educação de jovens e adultos
Other Titles: Contributions of EAD to face-to-face higher education in the view of graduates of youth and adult education
Authors: Caminha, Ivanete Saskoski
Abstract: Resumo: Objetiva-se identificar e analisar as contribuições da oferta de disciplinas na modalidade Educação a Distância – EAD no ensino superior presencial segundo a visão de alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Porto Velho/RO. O método utilizado contempla pesquisa do tipo qualitativo e quantitativo, descritivo, com delineamento de levantamento. Especificamente, busca-se: tecer o perfil dos alunos egressos da EJA matriculados no Ensino Superior presencial que utilizam a modalidade EAD; levantar as características da EAD, apontadas pelos alunos, que facilitam e/ou dificultam a aprendizagem; identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas por esses alunos e verificar se contribuem para resultados satisfatórios nos respectivos cursos. Para referenciar teoricamente os objetivos propostos, estudou-se a literatura sobre Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos – processos andragógicos, Educação a Distância e Estratégias de Aprendizagem. Para o alcance dos objetivos, foi formada uma amostra por acessibilidade com 110 alunos, e foram aplicados dois tipos de instrumentos: questionários (no início e na conclusão de cada disciplina cursada na modalidade EAD) e entrevista semiestruturada, com acadêmicos na fase de conclusão da disciplina. Os dados foram analisados por meio de técnicas quantitativas e qualitativas, com o auxílio do Programa Excel.
Abstract: The study seeks to identify and analyze the contributions that Distance Learning – EAD (EAD – Educação a Distância) courses offer in the classroom-based college courses according to the students coming from the Youth and Adult Education modality (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the city of Porto Velho in the state of Rondonia. The method utilized involves a qualitative, quantitative, and descriptive research, with a survey. We specifically seek to profile the students coming from EJA, enrolled in classroom-based college courses, who utilize the EAD modality, to survey the EAD characteristics pointed out by the students that facilitate and/or hamper learning, and to identify which learning strategies contribute to satisfactory results in their respective courses. To theoretically reference the proposed objectives, the literature adopted discussed College, Youth and Adult Education – andragogical processes, Distance Learning, and Learning Strategies. To reach such objectives, a convenience sample was formed of 110 students and two types of instruments were applied: questionnaires (at the beginning and at the conclusion of each discipline taken in the EAD modality) and a semi-structured interview with students in the course conclusion phase. The data was analyzed through quantitative and qualitative techniques with the help of the Excel program. It was concluded that it contributed to develop these students autonomy in their learning processes, demonstrating pro-activity among the students.
Keywords: Estratégias de aprendizagem
EJA - Educação de jovens e adultos
Educação a distância - EAD
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/413
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ivanete Saskoski Caminha.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons