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dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, André, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-23T18:37:33Z-
dc.date.available2021-08-23T18:37:33Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4141-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveiras, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Viver uma experiência intercultural como: intercâmbio, mobilidade acadêmica, trabalho voluntário, entre outros tipos de experiências, traz ao indivíduo enriquecimento pessoal e profissional. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se caracteriza o desenvolvimento pessoal alcançado a partir da experiência do intercâmbio e o que impulsiona tal desenvolvimento. Especificamente visa compreender os sentimentos vividos pelo indivíduo durante a experiência intercultural, além de identificar os desafios de uma experiência intercultural e as formas de enfrentamento encontrados para lidar com as dificuldades. A pesquisa objetiva caracterizar o desenvolvimento alcançado numa dimensão psicológica, cultural e profissional. O intercâmbio pode ser entendido como uma troca de informações, crenças, valores e costumes de uma determinada cultura, sendo que a experiência de viver em outro país proporciona ao indivíduo conhecer hábitos diferentes, desenvolver habilidades e competências pessoais, além de desenvolver um autoconhecimento frente aos desafios e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo. Foram estudados jovens adultos intercambistas na faixa etária entre 18 a 30 anos de idade, por meio de uma entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por 15 participantes que fizeram uma experiência intercultural em um país estrangeiro há no máximo 4 anos, com duração mínima de um mês. Técnicas qualitativas de análise de conteúdo foram utilizados para análise do material. Resultados revelaram que o contato com as variantes culturais, de clima, hábitos e valores faz com que o intercambista absorva novas culturas e novos hábitos, assim como permite a exposição da sua própria cultura. Estar longe do seu país de origem, família, amigos, costumes é desafiador, e a adaptação se dá à medida que a experiência vai ocorrendo. Para isso, os relacionamentos são extremamente importantes para o bem-estar durante a vivência do intercâmbio. O desenvolvimento pessoal alcançado a partir da experiência do intercâmbio é favorável para o intercambista e para a região em que vive, e o que impulsiona tal desenvolvimento são desde a resolução e enfrentamento dos desafios até as relações construídas durante a experiência do intercâmbio. Podemos concluir que uma experiência intercultural pode colaborar tanto para o desenvolvimento do indivíduo como da sociedade, pois o contato com a diversidade cultural estimula uma maior tolerância com o outro e com a diferença, além de promover uma formação integral para o indivíduo cidadão. Tal aspecto é fundamental no mundo globalizado em que 6 vivemos, uma vez que se faz necessária uma constante integração social, política, cultural e econômica entre as nações, regiões e pessoas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Living an intercultural experience such as: exchange, academic mobility, voluntary work, among other types of experiences, brings personal and professional enrichment to the individual. This research aims to understand how the personal development achieved from the exchange experience is characterized and what drives such development. Specificially, it aims to understand the feelings experienced by the individual during the intercultural experience and the ways of coping found to deal with the difficulties. The research aims to characterize the development achieved in a psychological, cultural and professional dimension. The exchange can be understood as an exchange of information, beliefs, values and custs of a certain culture, and the experience of living in another country allows the individual to know diferent habits, develop personal skills and competences, in addition to developing self-knowledge about themselves facing challenges and difficulties. It is a qualitative exploratory and field research. Young adult exchange students aged between 18 and 30 years old were studied, through a semi-structured interview. The sample consisted of 15 participants who had na intercultural experience in a foreign country for a maximum of 4 years, with a minimum duration o one month. Qualitative content analysis techniques were used to analyze the material. Results revealed that contact with cultural variations, climate, habits and values makes the exchange student absorb new cultures and new habits, as well as allowing the exposure of their own culture. Being away from your country of origin, family, friends, custs is challenging, and adaptation takes place as the experience goes on. For this, relationships are extremely important for the welfare during the exchange experience. The personal development achieved from the exchange experience is favorable for the exchange student and for the region in which he lives, and what drives such development are from solving and facing challenges to the relationships built during the exchange experience. It can be concluded that na intercultural experience can collaborate both for the development of the individual and of society, as the contact with cultural diversity stimulates a greater tolerance with the other and with the difference, in addition to promoting na integral formation for the 8 individual citizen. Such na aspect is fundamental in the globalized world in which we live, since a constant social, political, cultural and economic integration between nations, regions and people is necessary.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T18:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG - Andre Rodrigues - O intercambio como experiencia intercultural para o desenvolvimento pessoal_pdfA1.pdf: 1565065 bytes, checksum: 06e3af5b91e508f94e60241786959c29 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (80 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntercâmbiopt_BR
dc.subjectPsicologia interculturalpt_BR
dc.subjectComunicação interculturalpt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleO intercâmbio como experiência intercultural para o desenvolvimento pessoalpt_BR
dc.title.alternativeExchange as an intercultural experience for personal developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Débora Inácia, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
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