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dc.contributor.advisorNascimento, Ana Cristina Araújo do, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorGavazzi, Gabriela Prezotto, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T12:26:28Z-
dc.date.available2021-08-24T12:26:28Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4148-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Cristina Araújo do Nascimento, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo de transição para a vida adulta é um momento de descoberta de quem somos e de testar novas formas independes e criativas de ver o mundo. Tal período pode ser muitas vezes confuso por tratar-se de um novo reconhecimento de si mesmo e uma fase em que já não se é mais adolescente, mas também não está totalmente firmado nos papeis adultos. Essa nova fase pode vir acompanhada de muita angústia, mas também de muitas expectativas em busca da independência. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo compreender, a partir da literatura científica, quais são os aspectos que caracterizam o processo de transição dos jovens para a vida adulta. Como objetivos específicos buscou-se identificar as variáveis que facilitam ou dificultam o momento de passagem para a fase adulta; descrever o que leva os jovens a realizarem essa transição de forma socialmente esperada ou tardia e quais são os marcadores dessa transição. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo como método a revisão integrativa e foram analisados onze artigos e três dissertações. Os resultados da pesquisa revelam, no que diz respeito às variáveis que facilitam o processo de transição para a vida adulta, que fatores como liberdade, independência financeira através do trabalho, o apego seguro e a conexão emocional com os pais favorecem o momento de transição. Já a dificuldade dos pais em elaborar o luto da infância dos filhos, a exigência do mercado, prolongada formação profissional e ritos de passagem mais flexíveis são importantes fenômenos que dificultam esse processo. Em relação às variáveis que levam a uma transição tradicional ou antecipada estão o fator de crescimento econômico e modernização das sociedades, assim como a expansão dos direitos sociais. No que diz respeito às variáveis que levam a uma transição tardia, um dos fatores marcantes é a crescente expectativa e qualidade de vida nas sociedades modernas, além de outras possibilidades de arranjo de família não mais tradicionais. Em relação aos elementos que marcam o processo de transição para a vida adulta estão a exploração da identidade, autofoco, ambivalência e instabilidades, além dos tradicionais ritos de passagem como saída da escola, entrada no mercado de trabalho, saída da casa de origem e formação de uma nova família. Com esta pesquisa, foi possível obter informações relevantes que sugerem a importância de se estudar o processo de transição para a vida adulta. Por fim, conclui-se que tal fase é influenciada por fatores sociais, culturais, econômicos e demográficos que atuam na sociedade e na família. Mudanças nessas estruturas trazem novas modalidades de transições, convertidas para um padrão de incertezas que apresenta possibilidades de extensão e também reversão, uma vez que se constata cada vez mais jovens se mantendo na dependência da família de origem ou que retornam à casa dos pais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The transition to adulthood is a time to discover who we are and to test new independent and creative ways of seeing the world. This time can often be confusing because it is a new recognition of oneself and a phase in which one is no longer a teenager, but neither fully established in adult roles. It is a moment of great anguish, but also many expectations in the search for independence. This study aimed to understand, based on scientific literature, what aspects characterize the transition process of young people into adult life. The study was carried out through exploratory and bibliographic research, using the integrative review method. Eleven articles and three dissertations were considered to identify the variables that facilitate or hinder the transition to adulthood; Describe what leads young people to make this transition traditionally or late and what are the markers of this transition. The survey results reveal that with regard to the variables that facilitate the transition to adulthood, factors such as freedom, financial independence through work, secure attachment and emotional connection with parents favor the process. The parents' difficulty in elaborating their children's childhood mourning, the market demand, prolonged professional training and more flexible rites of passage are important phenomena that hinder the transition process of young people. Regarding the variables that lead to a natural or anticipated transition are the factor of economic growth and modernization of societies, as well as the expansion of social rights. In relation to the variables that lead to a late transition, one of the striking factors is the growing expectation and quality of life in modern societies, in addition to other possibilities of a more traditional family arrangement. In relation to the elements that mark the transition to adulthood are the exploration of identity, self-focus, ambivalence and instabilities, in addition to the traditional rites of passage such as leaving school, entering the job market, leaving the home of origin and training of a new family. With this research, it was possible to obtain relevant information on the importance of studying the transition to adulthood. It concludes that this phase is influenced by social, cultural, economic and demographic factors that act in society and in the family and changes in these structures bring new modalities of transitions, converted to a pattern of uncertainties that presents possibilities of extension and also reversion, since it is found that more and more young people remain dependent on the family of origin or return to their parents' home.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T12:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG - GABRIELA GAVAZZI_pdfA1.pdf: 1202102 bytes, checksum: bbce49564687f80e3412868054b66c68 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (87 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidade (psicologia)pt_BR
dc.subjectMaturidadept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleUm estudo bibliográfico sobre os aspectos que influenciam no processo de identidade referente à transição da adolescência para a vida adultapt_BR
dc.title.alternativeA bibliographic study on the aspects that influence the identity process related to the transition from adolescence to adulthoodpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Paulo Roberto Grangeiro, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

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