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dc.contributor.advisorAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Juliano da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T17:28:40Z-
dc.date.available2021-09-23T17:28:40Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4221-
dc.descriptionOrientação: Prof. Pedro Augusto da Silva Alvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Em meados de 1870, com a criação da primeira máquina de balanceamento para elementos giratórios, verificou-se a necessidade de estudar mais profundamente a vibração e suas consequências. Então, em 1960, Chadwick Helmuth produziu um sistema de análise de vibração em campo chamado Vibrex, que passou a ser utilizado pelos fabricantes de aeronaves da época. Esse sistema não só auxiliou numa melhor compreensão da vibração, mas também no desenvolvimento de novos equipamentos que ajudassem a minimizar as vibrações geradas pelo rotor principal e pelo rotor de cauda de um helicóptero. Onde, vibração é o movimento físico ou oscilação de uma peça mecânica sobre uma posição de referência. Neste trabalho de Graduação serão apresentadas algumas das causas e as consequências das vibrações em helicópteros AS350 (HA-1 Esquilo). Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo mostrar o quão relevante é que se tenha o conhecimento a respeito de suas consequências, motivando futuros profissionais a se dedicarem ao aperfeiçoamento de analises e métodos em geral. Para fundamentar este tema, foram feitos diversos estudos e adquirido informações com profissionais que atuam dia a dia na área, com o objetivo de se obter um breve conhecimento de ações tomadas pelos mecânicos, assim como a consulta de sites específicos e manuais que enriquecessem o conhecimento teórico de tal área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the mid-1870s, with the creation of the first rotary balancing machine, there was a need to study the vibration and its consequences more deeply. Then, in 1960, Chadwick Helmuth produced a vibration analysis system in the field called Vibrex, which was then used by the aircraft manufacturers of the time. This system not only helped in a better understanding of vibration but also in the development of new equipment that would help minimize the vibrations generated by the main rotor and the tail rotor of a helicopter. Where, vibration is the physical movement or oscillation of a mechanical part over a reference position. In this Graduation Work will be presented some of the causes and consequences of vibrations on AS350 (HA-1 Esquilo). Thus, the present work aims to show how relevant it is to have the knowledge about its consequences, motivating future professionals to dedicate themselves to the improvement of analyzes and methods in general. To support this theme, several studies were carried out and information was acquired with professionals who work day by day in the area, to obtain a brief knowledge of the actions taken by the mechanics, as well as the consultation of specific sites and manuals that enriched the knowledge theory of such area.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T17:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliano da Silva Santos.pdf: 798737 bytes, checksum: 11d001d1669d4888cd635347d161e9f1 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (39 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectOscilaçãopt_BR
dc.subjectRessonânciapt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.titleCausas e consequências de vibrações em aeronaves AS350pt_BR
dc.title.alternativeCauses and consequences of vibration in as350 aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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