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dc.contributor.advisorSantos, Ediane Nádia Nogueira Paranhos Gomes dos, 1964 -pt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Ana Luíza Garcia de Oliveira, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-29T17:33:57Z-
dc.date.available2021-09-29T17:33:57Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4288-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Ediane Nadia Nogueira Paranhos Gomes dos Santos.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os povos originários das Américas sofrem muito preconceito, intolerância, e chegam a ser impedidos de praticar e viver sua própria cultura. É possível chegar a esta conclusão simplesmente pelo fato de que eles ocupam o continente há mais de 10 mil anos e, até os dias de hoje, lutam por reconhecimento e o direito da demarcação das terras que ocupam. Os indígenas necessitam da mata em seu estado original para sobreviver e, sem a demarcação destas áreas, os grileiros, ocupantes de terras alheias, normalmente públicas, mediante falsa escritura, se apossam dessas para desmatá-las e/ou prepará-las para a produção de monoculturas, o que degrada, compacta e empobrece o solo, dificultando o renascimento da floresta original. Contudo é necessário aprender a ler a realidade para poder transformá-la. Logo se vê a importância das escolas indígenas. Além de inúmeras contribuições no desenvolvimento individual, as escolas têm o papel fundamental de informar a população indígena, para que ela possa reivindicar seus direitos perante a sociedade e também, para contribuir para a continuidade da cultura deste povo. Com isso, o presente trabalho irá apresentar o que se mais sabe sobre o povo Guarani Mbya, suas políticas internas sociais e culturais, sua ligação com a espiritualidade, com a mata e seus meios de produção e suas técnicas construtivas. Ainda, este trabalho pretende expor quais são as condições apresentadas pelo ministério da educação quanto à escola indígena, ou escola diferenciada. Consequentemente, a ideia é apresentar uma proposta de projeto de uma escola que se identifique com a etnia em questão, uma arquitetura que converse com a paisagem da aldeia. Por isso a importância da exposição da cultura Guarani Mbya de forma tão detalhada, é com a compreensão dos espaços, que a arquitetura se mostra diretamente ligada à temática. A implantação desta escola será na Tekoa Jaexaa Porã, ou aldeia Boa Vista Sertão do Promirim, localizada no município de Ubatuba (SP) e ocupada por indígenas da etnia Guarani Mbya. Vale ressaltar que, juridicamente, esta aldeia não foi homologada/registrada. Ela está em processo de identificação e aprovação - 50% do processo total concluído - e ainda está sujeito a contestação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-29T17:33:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA LUIZA GARCIA OLIVEIRA FREITAS.pdf: 19552109 bytes, checksum: dcbbdaf926c82e6e8ddfc56e8aca371c (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (128 f.) : il.digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Arquitetura de Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.titleArquitetura escolar : escola Indígena Guarani Mbya da Aldeia da Boa Vista do Sertão do Promirim - Ubatuba/SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMatarazzo, Anne Ketherine Zanetti, 1980 -pt_BR
dc.contributor.otherMedrado, Mariana de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Arquiteturapt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

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