Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Luís Fernando de, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSilver, Vanessa Moraispt_BR
dc.date.accessioned2021-10-15T23:07:14Z-
dc.date.available2021-10-15T23:07:14Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4370-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida.pt_BR
dc.descriptionCurso: Gestão de Projetos em Business Intelligencept_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade de Taubaté, Departamento de Informática, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionGestão de projetos em Business Intelligencept_BR
dc.description.abstractResumo: Com a difusão crescente das redes sociais associado ao crescimento de usuários conectados, surge um novo comportamento de divulgações de notícias, no qual os jornais tendem a serem digitais para fornecer na Web informações em tempo real. Entretanto, com o grande volume de informações e aumento das concorrências de fontes de jornais, ocasionam-se dúvidas de sobre quais fontes apresentam melhores resultados, qual o nicho de cada uma delas e qual é o perfil dos seus leitores. O protótipo proposto neste trabalho visa analisar o impacto de determinadas notícias na rede social Twitter, por meio de: conceitos de Business Intelligence; técnicas de Inteligência Artificial, como Processamento de Linguagem Natural e Análise de Sentimento; métodos de Web Scraping para captura de dados das notícias nas páginas Web; e a visualização dos dados por meio de indicadores. Com isso, têm-se como resultado métricas que mostram o comportamento dos usuários de determinadas notícias comparando com outras fontes, métricas de sentimentos nas publicações, o impacto gerado, temas mais comentados e preferências do público. Assim, é possível fornecer informações sobre comportamentos das notícias e de fontes de informações de maneira personalizada, inteligente e diária para o monitoramento dos resultados no setor jornalístico, auxiliando tomadas de decisões futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the growing diffusion of social networks associated with the growth of connected users, a new behavior of news dissemination emerges, in which newspapers tend to be digital to provide real-time information on the Web. However, with the large volume of information and increased competition from newspaper sources, there are doubts about which sources have better results, what is the niche of each one and what is the profile of their readers. The prototype proposed in this paper aims to analyze the impact of certain news on the social network Twitter, through: Business Intelligence concepts; Artificial Intelligence techniques, such as Natural Language Processing and Sentiment Analysis; Web Scraping methods for capturing news data on Web pages; and data visualization through indicators. This results in metrics that show the behavior of certain news users compared to other online newspaper sources, sentiment metrics in publications, the impact generated, more talked about topics, and audience preferences. Thus, it is possible to provide information about news behaviors and information sources in a personalized, intelligent and daily way to monitor results in the news sector, helping to make future decisions.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-15T23:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa Morais Silver.pdf: 719569 bytes, checksum: d33d1265bf5e0b67d2f968125a475f37 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (54 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.titleProtótipo de sistema de business intelligence voltado para análise do impacto de notícias na rede socialpt_BR
dc.title.alternativeBusiness intelligence prototype prototype focused on social news impact analysispt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherMonteiro, Rita de Cássia Rigotti Vilela, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherLombardi, José Carlos, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Informáticapt_BR
Appears in Collections:Gestão de Projetos em Business Inteligence - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vanessa Morais Silver.pdf702.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.