Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Ana Cristina Araújo do, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorIzidoro, Bianca Andrade, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T13:30:44Z-
dc.date.available2021-10-19T13:30:44Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4394-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Cristina Araújo do Nascimento, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A orientação de pais, como forma de intervenção no tratamento clinico infantil, vem ganhando espaço, à medida que se ampliam os estudos relacionando a família ao desenvolvimento saudável da criança. Por meio desta perspectiva, almeja-se neste trabalho analisar as repercussões de intervenções voltadas à orientação de pais/responsáveis de crianças em atendimento psicoterápico. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, voltada à Revisão Integrativa. As bases de dados utilizadas foram Scielo, Pepsic, BVS. As palavras utilizadas na busca foram: Orientação Psicológica, Orientação como Intervenção, Aconselhamento, Treinamento para Pais. Foram encontrados 14 estudos, sendo 13 artigos e uma tese. Os resultados, foram divididos em duas categorias, aspectos formais e aspectos de conteúdo, a partir disso evidenciou-se as 3 etapas da orientação de pais, a inicial que é a etapa que se refere a coleta de informações da queixa e uma pré avaliação, a segunda etapa, se refere ao trabalho em si, o desenvolvimento da proposta, já a terceira etapa é referente ao encerramento, onde realiza-se uma avaliação do trabalho desenvolvido. Também foram identificados os temas abordados nas orientações e que estes são escolhidos de acordo com a demanda apresentada pelo público alvo. As características dos modelos de orientação das abordagens Comportamentais e da abordagem Psicanalítica. E as contribuições que o trabalho de orientação de pais traz ao tratamento clinico da criança, tornando-o mais eficaz, favorecendo mudanças de comportamento na família, auxiliando na interação e comunicação entre pais e filhos e promovendo bem estar emocional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The guidance of parents, as a form of intervention in the clinical treatment of children, has been gaining space, as the studies relating the family to the healthy development of the child expand. Through this perspective, the aim of this paper is to analyze the repercussions of interventions aimed at orienting parents / guardians of children in psychotherapeutic care. It is an exploratory, bibliographic research, focused on Integrative Review. The databases used were Scielo, Pepsic, VHL. The words used in the search were: Psychological Orientation, Intervention Orientation, Counseling, Parent Training. 14 studies were found, 13 articles and one thesis. The results were divided into two categories, formal aspects and content aspects, based on that, the 3 stages of parent orientation became evident, the initial one being the stage that refers to the collection of information about the complaint and a pre-evaluation, the second stage refers to the work itself, the development of the proposal, while the third stage refers to the closure, where an evaluation of the work carried out is carried out. The topics addressed in the guidelines were also identified and that they are chosen according to the demand presented by the target audience. The characteristics of the guidance models of the Behavioral and Psychoanalytical approaches. And the contributions that parenting work brings to the child's clinical treatment, making it more effective, favoring changes in behavior in the family, helping in the interaction and communication between parents and children and promoting emotional well-being.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-19T13:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG BIANCA ANDRADE IZIDORO_pdfA1.pdf: 627827 bytes, checksum: 0bbdc7a5a95531e2e2084ba1f72edbe9 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (61 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicoterapiapt_BR
dc.subjectRelações pais-filhopt_BR
dc.titleA orientação de pais/responsáveis de crianças em atendimento psicoterápico : um estudo bibliográficopt_BR
dc.title.alternativeThe orientation of parents/guardians of children in psychotherapeutic carept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG BIANCA ANDRADE IZIDORO_pdfA1.pdf613.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons