Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaiva, Amanda Romão de, 1990-pt_BR
dc.contributor.authorGodoi, Igor A.C. (Augusto de Carvalho)pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Víctor F. M. (Felipe Menezes dos), 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T19:55:57Z-
dc.date.available2021-10-20T19:55:57Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4426-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Amanda Romão de Paiva.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Matemática e Física, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionFísicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino na educação básica pode ser significativo e motivador, quando associado a diversas áreas didático - lúdicas junto a diversos avanços científicos e tecnológicos. Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e o aumento do acesso as mesmas, tem-se pesquisado o uso dessas ferramentas na educação. A quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a compreensão, utilização e criação dessas tecnologias, em diversas áreas (incluindo as escolas). Segundo MASETTO (2010 p.133) "apesar de a informática estar inserida na maior parte das escolas, poucos educadores utilizam regularmente esses recursos tecnológicos diversificados em seu ambiente de trabalho". O presente relato versa a importância da utilização dessas ferramentas digitais como complementação na aprendizagem de Física, assim como o papel do professor mediador nesse processo. Além disso, visou-se também apontar os avanços e resultados dos alunos após a utilização dessas tecnologias. A estratégia empregada tem cunho de uma pesquisa ação, pautada em intervir, compreender e modificar determinada situação, fundamentada na utilização das plataformas digitais PhET Colorado e Plickers para alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual Ryoiti Yassuda do interior do Estado de São Paulo. O estudo em questão iniciou-se com a realização de entrevistas com os professores de exatas dessa mesma escola, a fim de verificar qual turma possuía maior defasagem na compreensão do conteúdo de Física. Depois das entrevistas verificou-se que as turmas possuíam maior dificuldade na aplicação matemática dos conceitos de Física, sendo escolhida uma turma do 3º ano do EM para aplicação do trabalho. Em seguida aplicou-se uma avaliação diagnóstica para alunos contendo 10 questões de múltipla escolha, a fim de identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos de Eletroestática e Eletromagnetismo (conteúdos trabalhados no bimestre anterior a aplicação). Tabulados os resultados elaborou-se e aplicou-se duas aulas referentes aos assuntos utilizando em seus desenvolvimentos o PhET. Para verificarmos se a aplicação das aulas foi satisfatória, uma prova de saída foi montada e ministrada aos alunos, mas diferente da primeira, essa teve um cunho prático e diversificado tendo como principal ferramenta o software Plickers. Após aaplicação da prova de saída, foi realizada uma comparação entre os resultados obtidos na avaliação de entrada com a mesma e se constatou que de 71% dos alunos que acertaram menos de 5 questões na avaliação de entrada, na avaliação de saída, esse número foi revertido, passando para 82% acertando mais do que 5 questões. Dessa forma, conseguimos concluir que a utilização de plataformas digitais facilita a aprendizagem de forma construtiva além de ser de fácil aplicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teaching in basic education can be significant and motivating when associated with several didactic-playful areas along with various scientific and technological advances. With the advances of Information and Communication Technologies (TIC's) and the increased access to them, the use of these tools in education has been researched. The fifth general competence of the Common National Curriculum Base (BNCC) provides for the understanding, use and creation of these technologies in various areas (including schools). According to MASETTO (2010 p.133) "Although computer science is included in most schools, few educators regularly use these diverse technological resources in their work environment". This report deals with the importance of using these digital tools as a complement in physics learning, as well as the role of the mediator teacher in this process. In addition, it was also aimed to point out the progress and results of students after the use of these technologies. The strategy employed is found on an action research, based on intervening, understanding and modifying a given situation, performed through the use of PhET Colorado and Plickers digital platforms for high school students at a Ryoiti Yassuda State School in the interior of the state of São Paulo. The study in question began with interviews with the exact teachers of that same school, in order to verify which class had the most lag in the understanding of the physics content and how this mismatch was characterized. After the interviews it was found that the classes had greater difficulty in the mathematical application of the concepts of physics, being one of the third the class chosen for the application of the work. Then, a diagnostic evaluation was applied to students containing 10 multiple choice questions, in order to identify the students' level of knowledge about the contents of Electrostatics and Electromagnetism (contents worked in the quarter before the application). Tabulated the results two classes related to the subjects were elaborated and applied using in their developments the PhET. During the application of the classes, the students were asked to perform some fixation exercises, which were elaborated upon the previously expressed lag. In order to verify if the application of the classes was satisfactory, an exit test was assembled and given to the students, but different from the first one, it had a practical and diversified nature, having as main tool the Plickers software. After applying the exit test, a comparison was made between the results obtained in the entrance evaluation with it and it was found that 71% of students who were below average, i.e., answered less than 5 questions in the entrance evaluation. , in the exit evaluation, this number was reversed, passing to 82% of students above average, getting more than 5 questions. Thus, we can conclude that the use of digital platforms facilitates learning in a constructive way and is easy to apply.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T19:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Igor Augusto de Carvalho Godoi - Victor Felipe Menezes dos Santos.pdf: 11150431 bytes, checksum: d9b338b8aa30860ecb1f64a3b595808b (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (108 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA complementação do ensino de física através de plataformas digitaispt_BR
dc.title.alternativeComplementing Physics Teaching Through Digital Platformspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Ruy Morgado de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Hélder Clementino Limapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Matemática e Físicapt_BR
Appears in Collections:Física - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Igor Augusto de Carvalho Godoi - Victor Felipe Menezes dos Santos.pdf10.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons