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dc.contributor.advisorNogueira, Leandro Maia, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorPrazeres, Eduardo Alexandre de Carvalho, 1996-pt_BR
dc.contributor.authorPires, Ewerton Ramos, 1986-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T23:44:32Z-
dc.date.available2021-11-03T23:44:32Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4454-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Leandro Maia Nogueirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Considerando a situação global atual, que impõe a sustentabilidade como critério fundamental para a continuação do crescimento econômico, torna-se necessário buscar alternativas de redução de consumo sem afetar o padrão no qual a sociedade está habituada a viver. Dentre as inúmeras possibilidades de redução do impacto ambiental que a engenharia demonstra existir através de pesquisas de desenvolvimento regularmente, o presente trabalho tem como foco, apresentar os benefícios que máquinas projetadas de forma aerodinâmica podem gerar para o meio ambiente, principalmente quando o combustível em questão é de origem fóssil. Quando objetos se encontram em movimento na superfície do planeta uma força de sentido contrário tende a resistir esse deslocamento, essa força depende do arrasto aerodinâmico que a superfície desses objetos proporciona no espaço, portanto, para que seja possível reduzir resistência a um deslocamento torna-se necessário estudar a relação entre as formas superficiais de um modelo em movimento na presença de ar atmosférico, e a ferramenta utilizada atualmente para estudar essas relações é chamada de túnel de vento. Os tuneis de vento, são dispositivos que realizam a aceleração do ar atmosférico ao encontro de um protótipo, ou seja, realiza a simulação do objeto em movimento, e a através da análise de como esse ar escoa sobre a superfície desse modelo é possível mensurar as características de tais perfis aerodinâmicos. O objetivo do presente trabalho é estudar a interação entre a superfície do um veículo e ar em um túnel de vento, obter valores para coeficiente de arrasto aerodinâmico em veículos projetados aerodinamicamente e os não projetados e analisar os resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering the current global situation, which imposes sustainability as a fundamental criterion for the continuation of economic growth, it is necessary to seek alternatives to reduce consumption without affecting the pattern in which society is used to living. Among the many possibilities for reducing environmental impact that engineering demonstrates to exist through regular development research, the present work focuses on presenting the benefits that aerodynamically designed machines can generate for the environment, especially when the fuel in question. It is of fossil origin. When objects are moving on the surface of the planet, a counterdirection force tends to resist this displacement, this force depends on the aerodynamic drag that the surface of these objects provides in space, so that it is possible to reduce resistance to a displacement. It is necessary to study the relationship between the surface shapes of a moving model in the presence of atmospheric air, and the tool currently used to study these relationships is called a wind tunnel. Wind tunnels are devices that perform the acceleration of atmospheric air to meet a prototype, that is, it simulates the moving object, and by analyzing how this air flows over the surface of this model, it is possible to measure the characteristics of such aero profiles. The objective of the present work is to study the interaction between the surface of a vehicle and air in a wind tunnel, to obtain values for aerodynamic drag coefficient in aerodynamically designed and non-designed vehicles and to analyze the results obtained.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T23:44:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ewerton Ramos Pires - Eduardo Alexandre de Carvalho Prazeres.pdf: 2354613 bytes, checksum: 70049e58fbb7ee946fa3574e4c63667d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectArrastopt_BR
dc.subjectCarropt_BR
dc.titleAnálise de um veículo projetado aerodinamicamente vs convencionalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of an aerodynamically designed vs conventional vehiclept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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