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dc.contributor.advisorPacheco, Bruno Rangelpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Bernardo Maia de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T23:25:30Z-
dc.date.available2021-11-04T23:25:30Z-
dc.date.issued2021-11-04T20:25:22Zpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4469-
dc.descriptionOrientador: Prof. Me. Bruno Rangel Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionEspecialização em Engenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto conceitual de aeronave leve, cuja propulsão, inicialmente por motor de combustão interna a pistão, possa ser facilmente convertida para uso de motor elétrico. É fato notório a crescente aplicação de propulsão elétrica em aeronaves de pequeno porte ao longo dos últimos anos, propulsão essa que apresenta diversas vantagens frente à combustão interna, dentre as quais destaca-se a possibilidade de abastecimento por meio de fontes renováveis de energia, assunto em pauta ante a preocupação da comunidade internacional com o expressivo aumento da emissão de gases poluentes e como os problemas decorrentes, como efeito estufa/aquecimento global e piora na qualidade do ar. Aqueles versados no assunto acreditam que, com o aumento da densidade energética das baterias, a propulsão elétrica ocupará lugar de destaque no futuro próximo da aviação. Este trabalho propõe o projeto de uma aeronave leve, de dois lugares, com propulsão e trem de pouso intercambiáveis, de forma a poder decolar a partir de terra e de mar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the conceptual design for lighet aircraft, whose propulsion, initially by an internal combustion engine, can be easily converted for eletric propulsion. The increasing application od electric propulsion in small aircraft over the last few years is a well-known fact, and possesses several advantages over internal combustion, among which the possibility of supply through renewable sources of enregy, a highly discussed subject in present days due to the concern of the international community with the significant increase in the emissions of gaseous pollutants and the resulting problems, such as the greenhouse effect/global warming and worsening air quality. Those versed in the subject believe that with the increase in energy density of the batteries, eletric propulsion will occupy prominence in the near future of aviation. This work proposes the design of a lighet, biplace aircraft with interchangeable propulsion and landing gear so that it can take off from land and sea.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-04T23:25:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bernardo Maia de Mello Alves.pdf: 3358481 bytes, checksum: 58bc97c34175858edd4f49c8802482d2 (MD5) Previous issue date: 2021-11-04T20:25:22Zen
dc.format.extent1 recurso online (89 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectEngenharia aeroespacialpt_BR
dc.subjectPropulsãopt_BR
dc.subjectProjeto aeronáuticopt_BR
dc.titleProjeto conceitual de uma aeronave leve passível de ser facilmente convertida entre propulsão elétrica e combustão interna a pistão, adaptável tanto para trem de pouso terrestre quanto aquáticopt_BR
dc.title.alternativeConceptual project of a light aircraft easily converted between electric and internal combustion propulsion, with adaptable landing gear for ground and water operationpt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Especialização

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