Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira Filho, Angelo José Castro Alvespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Kim Carvalho de, 1993-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T16:45:36Z-
dc.date.available2021-11-08T16:45:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4481-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Angelo José Castro Alves Ferreira Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientação: Engª. Me Alaide Baymapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionEspecialização em Engenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise de riscos, analisando o processo de manutenção de componentes aeronáuticos em uma empresa RBAC- 145. Fizeram parte de tal análise a identificação dos possíveis modos de falha (aplicação do método Failure Mode Effect Analysis), análise de risco e desenvolvimento de opções para controle de risco. Os modos de falha identificados são diretamente relacionados com a falha do sistema devido a um erro humano. O fator humano foi uma variável determinante para a elaboração da análise de risco realizada nesse trabalho. Utilizando os dados obtidos através da análise de risco foi possível implementar diversas ações corretivas melhorando o serviço oferecido pela empresa. Levando em consideração o alto padrão de qualidade exigidos na indústria aeronáutica, é importante que as empresas de manutenção de componente trabalhem sempre para atender todos os requisitos necessários para uma operação segura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper has as the objective to develop a risk analysis analyzing the aeronautical component maintenance process in a RBAC-145 repair shop. The steps of the analysis were: identification of possible failure mode (application of Failure Mode Effect Analysis method), analysis of risk and development of risk control options. The identified failure modes are directly related to system failure due to a human error. Human factor was determinant variable to the elaboration of the risk analysis developed in this paper. Using the data derived from the risk analysis it was possible to implement several corrective actions, improving the service provided by the company. Taking in consideration the high-quality level standards expected in the aeronautical industry, it is important that component maintenance shops work to meet all requirements for a safe operation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T16:45:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kim Carvalho de Oliveira.pdf: 899818 bytes, checksum: 2cadfad74aadce2808b0f5b1a9e4df8a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (55 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectAvaliação de riscospt_BR
dc.subjectFator humanopt_BR
dc.subjectFMEApt_BR
dc.titleAnálise de risco no processo de manutenção de componentes aeronáuticospt_BR
dc.title.alternativeRisk analysis in the aeronautical component maintenance processpt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Kim Carvalho de Oliveira.pdf878.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.