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dc.contributor.advisorPaiva, Amanda Romão de, 1990-pt_BR
dc.contributor.authorYamamoto, Rafael Yuri, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T19:13:20Z-
dc.date.available2021-11-09T19:13:20Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4522-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Amanda Romão de Paiva.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Matemática e Física, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionFísicapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Base Nacional Comum Curricular no Ensino Médio, estabelece como objetivo aconstrução do conhecimento, com foco no desenvolvimento de habilidades e aformação de atitudes e valores do aluno. Neste trabalho, investigou-se a interdisciplinaridade como uma das articulações e ferramentas possíveis para o Ensino de Física, por meio de algumas das competências básicas em seu desenvolvimento. Para isso, em uma escola, publica do ensino médio, foi aplicada uma aula com uma problemática do olho humano, enfatizando a resolução desses problemas com o uso da Física Óptica. Os resultados desse trabalho tiveram dois momentos: o primeiro, relacionado a atividade feita pelos alunos, que demostraram uma boa compreensão sobre o assunto tratado durante a aula. No segundo, um questionário foi a aplicado a fim de avaliar o envolvimento entre as áreas e o benefício da interdisciplinaridade ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Common National Curriculum Base in High School establishes as its objective the construction of knowledge, focusing on the development of skills and the formation of student attitudes and values. In this work, interdisciplinarity was investigated as one of the possible articulations and tools for Physics Teaching, through some of the basic competences in its development. For this, in a public high school, a class was applied with a problem of the human eye, emphasizing the resolution of these problems with the use of Optical Physics. The results of this work had two moments: the first, related to the activity done by the students, which showed a good understanding about the subject treated during the class. In the second, a questionnaire was applied to evaluate the involvement between the areas and the benefit of interdisciplinarity to the cognitive development of students.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T19:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Yuri Yamamoto.pdf: 3356472 bytes, checksum: cecae0d4069feb862b6cd88ecd96a2b6 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectÓculospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleA interdisciplinaridade e o ensino de física : estudo de caso na Ópticapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity and the teaching of physics: case study in Opticspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Ruy Morgado de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Willian Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Matemática e Físicapt_BR
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