Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4537
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Metodologia ativa no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz : contribuições à formação acadêmica e ao desenvolvimento regional
Other Titles: Active methodology in the medicine course of the Federal University of Maranhao in Imperatriz: contributions to academic education and regional development
Authors: Santana, Jairo Rodrigues, 1992-
Abstract: Resumo: O uso de Metodologias Ativas em cursos de graduação tem por princípio tornar o discente protagonista do processo de formação, ampliando sua autonomia e segurança no processo de tomada de decisões. Nesse sentido, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz/MA, adota o uso da Metodologia ativa Problem Based Learning (PBL) para readequação do currículo do curso de Medicina, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), de 2014. Busca-se, com a iniciativa, formar médicos com uma perspectiva voltada à atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo exposto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação da Metodologia Ativa (PBL), sua contribuição para o curso de Medicina da UFMA, em Imperatriz, e as perspectivas de contribuição para o desenvolvimento das regiões nas quais os futuros médicos estarão inseridos. A fundamentação teórico-metodológica adota abordagem qualitativa, com análise documental e bibliográfica. A coleta de dados foi feita por intermédio de roteiro de entrevista semiestruturado, as entrevistas gravadas e decupadas na íntegra. Para a análise dos dados oriundos da transcrição das entrevistas, categorizou-se as questões respondidas conforme a análise de conteúdo. Observa-se que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina está em consonância com as DCN. A percepção discente é que o uso sistemático da metodologia PBL estimula a autonomia no processo de formação, permitindo a compreensão da aplicabilidade do estudo. Apontam ainda que o procedimento exige adaptação e ocorre nas primeiras semanas. Os discentes destacam que a integração ensino-serviço promove segurança, apropriação, conhecimento da realidade e dos principais problemas enfrentados pela comunidade, passam a entender o papel de protagonistas de mudanças no cenário da saúde pública. Já na percepção docente, o processo de formação em metodologias ativas deve ser contínuo e sistemático para o aprimoramento e aplicação da prática. Afirmam conhecer o PPC do curso e manter boa relação com a integração ensino-serviço. O coordenador, por sua vez, indica que os principais desafios enfrentados são a resistência de docentes ao método PBL, a escassez de profissionais com formação pedagógica específica na área e o processo adaptativo do aluno. O método é direcionado também ao despertar da sensibilidade dos estudantes pelas questões sociais, culturais e intelectuais que influenciam de forma direta no desenvolvimento regional. Constata-se que isso tende a ocorrer, uma que vez o PBL procura instigar, nos futuros médicos, que atuarão em diversas condições e cenários relacionados à saúde pública, a busca pelo aprimoramento profissional, conhecimento da realidade social e aproximação e integração com as comunidades.
Abstract: The use of Active Methodologies in undergraduate courses aims to make the student a protagonist of the training process, increasing their autonomy and security in the decision making process. In this sense, the Federal University of Maranhão (UFMA), in Imperatriz/MA, adopts the use of the Active Methodology Problem Based Learning (PBL) to readjust the curriculum of the medical course, according to the National Curriculum Guidelines (DCN) in 2014. The initiative seeks to train physicians with a perspective focused on acting in the Unified Health System (SUS).Therefore, this research aims to analyze the application of the Active Methodology (PBL), its contribution to the UFMA Medical School in Imperatriz and the perspectives of contribution to the development of the regions in which the future physicians will be inserted. The theoretical and methodological foundation adopts a qualitative approach, with documentary and bibliographic analysis. Data collection was done through a semi-structured interview script and the interviews were recorded and decoupled in full. To analyze the data from the transcription of the interviews, the questions answered were categorized according to the content analysis. It is observed that the Pedagogical Project of the Medicine Course (PPC) is in line with the DCN. The student's perception is that the systematic use of the PBL methodology stimulates autonomy in the training process, allowing the understanding of the applicability of the study. They also point out that the procedure requires adaptation and occurs in the first weeks. The students emphasize that the service-learning integration promotes security, appropriation, knowledge of reality and of the main problems faced by the community, allowing the understanding of their role of protagonists of changes in the public health scenario. In the teacher’s perception, the process of training in active methodologies must be continuous and systematic for the improvement and application of the practice. They claim to know the PPC of the course and maintain a good relationship with service-learning integration. The coordinator, in turn, indicates that the main challenges faced are the resistance of teachers to the PBL method, the shortage of professionals with specific pedagogical training in the area and the adaptive process of the students. However, the method is also directed at awakening students' sensitivity to the social, cultural and intellectual issues that directly influence regional development. It is observed that this tends to occur, since the PBL seeks to instigate, in future physicians who will act in various conditions and scenarios related to public health, the search for professional improvement, knowledge of social reality and approximation and integration with the communities.
Keywords: Metodologia
Planejamento regional
Educação
Formação acadêmica
Médicos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4537
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jairo Rodrigues Santana Nascimento.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.