Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Moacir José dos, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nanna Krishina de Rodrigues, 1987-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T13:22:09Z-
dc.date.available2022-02-03T13:22:09Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4538-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Moacir José dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação teve como tema a Política de Educação e a pobreza intergeracional, sendo um estudo de casos múltiplos com o objetivo geral de analisar como ex-beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) no Tocantins romperam com a pobreza intergeracional. A pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva, com aporte teórico da teoria social marxista. Foi utilizado o método estudo de caso múltiplos, sendo cinco casos de profissionais que receberam o auxílio financeiro do Pnaes no decorrer da graduação. Os casos foram holísticos, intencionais com replicação literal. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, coleta de documentos e arquivos, como currículo Lattes e arquivos de fotos. Os resultados da pesquisa mostraram oito estratégias comuns utilizados pelos entrevistados que viabilizaram a conclusão com êxito da graduação e a inserção no mercado de trabalho remunerado, ocasionando o rompimento da pobreza intergeracional. As oito estratégias foram: participação em projetos (extensão, pesquisa e outros), média diária de quatro horas de estudo extra, permanência diária estendida na instituição de ensino, aproveitar oportunidade de trabalho, participação em eventos, Pnaes como fator de permanência, participação política na universidade e rede de apoio com capital cultural. Essas estratégias podem ser incorporadas aos programas de assistência estudantil das instituições de ensino, potencializando as possibilidades dos alunos pobres inseridos nos cursos de graduação romperem a pobreza intergeracional. Os fatores intrafamiliar e extrafamiliar articulados com as estratégias de reprodução de capitais foram fundamentais para o rompimeto da pobreza intergeracional dos entrevistados. Infere-se que os fatores que regulariam para que os entrevistados reproduzissem a história de pobreza de suas famílias foram contrabalanceados por políticas públicas que incorporaram novos signos nos habitus dos sujeitos, possibilitando que executassem estratégias na graduação que viabilizaram o rompimento da pobreza intergeracional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation had as its theme the Education Policy and intergenerational poverty, being a multiple case study with the general objective of analyzing how former beneficiaries of the National Student Assistance Program (Pnaes) in Tocantins broke away from intergenerational poverty. The research was qualitative, exploratory and descriptive, with theoretical support from Marxist social theory. The multiple case study method was used, with five cases of professionals who received financial assistance from Pnaes during graduation. The cases were holistic, intentional with literal replication. The data collection instruments were the semi-structured interviews, collection of documents and files, such as Lattes curriculum and photo files. The results of the research showed eight common strategies used by the interviewees that made possible the successful completion of graduation and the insertion in the paid job market, causing the breaking of intergenerational poverty. The eight strategies were: participation in projects (extension, research and others), daily average of four hours of extra study, extended daily stay at the educational institution, taking advantage of work opportunities, participation in events, Pnaes as a permanence factor, political participation university and support network with cultural capital. These strategies can be incorporated into the student assistance programs of educational institutions, enhancing the possibilities of poor students inserted in undergraduate courses to break intergenerational poverty. The intra-family and extra-family factors articulated with the strategies of capital reproduction were fundamental for the breaking of the intergenerational poverty of the interviewees. It is inferred that the factors that would regulate so that the interviewees' reproduce the history of poverty of their families were counterbalanced by public policies that incorporated new signs in the subjects' habitus, allowing them to execute strategies in the graduation that made possible the breaking of intergenerational poverty.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T13:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Nanna Krishima.pdf: 10785179 bytes, checksum: d7d1d4363da7f5b701b25b0ddb248c03 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (153 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectPNAE.pt_BR
dc.titlePrograma nacional de assistência estudantil e o rompimento da pobreza intergeracional : um estudo de casos múltiplos com ex-beneficiários do estado do Tocantinspt_BR
dc.title.alternativeNational student assistance program and breaking intergerational poverty: a multiple case study with former beneficiaries from the state of Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherVieira, Edson Trajano, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Priscila Enrique dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Nanna Krishima.pdf10.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.