Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Joanyse de Fátima Guedes da, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T13:06:22Z-
dc.date.available2022-02-03T13:06:22Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4557-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriana Leonidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas têm vinculado a seus objetivos concepções e ações de responsabilidade social que podem alcançar dimensões legais, filantrópicas, éticas e econômicas. O presente estudo visa analisar as percepções de beneficiárias de projetos de geração de renda apoiados pela Fundação Vale e desenvolvidos pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) em uma comunidade do município de Buriticupu, MA, sobre os efeitos resultantes dos projetos sociais que incentivam a formação de associações. Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, de campo com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas todas as mulheres participantes de um projeto de geração de renda, totalizando 11 associadas. A coleta de dados contou com um roteiro de entrevistas que teve como referência o questionário integrado para medição do capital social (QI-MCS). Técnicas qualitativas do método de análise de conteúdo foram utilizadas para análise do material coletado. Resultados revelam que a formação do capital institucional fortalece o capital social de pequenos grupos e traz mudanças significativas no trabalho e no modo de vida das pessoas, especialmente na formação de capital humano. Pode-se concluir que associações criadas a partir de interesses de empresas podem apresentar, entre seus membros, divergência de objetivos, uma vez que o grupo do qual participam não foi criado por eles, mas pensado para eles. Por outro lado, o associativismo pode se configurar num espaço para a formação de capital social e este, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento local, para o fortalecimento de ações coletivas e para a construção de espaços de participação social e política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Companies have linked to their objectives, conceptions and actions of social responsibility that can reach legal, philanthropic, ethical and economic dimensions. The present study aims to analyze the perceptions of beneficiaries of income generation projects supported by the Vale Foundation and developed by the Institute of Socioeconomics Solidarity (ISES) in a community of the municipality of Buriticupu, MA, on the effects resulting from the social projects that encourage the formation of associations. Exploratory field research with qualitative approach was used as method. All the women participating in an income generation project were interviewed, totaling 11 women. An interview script elaborated using the integrated questionnaire to measure social capital (QI-MCS) was used as data collection technique. Qualitative techniques of the content analysis method were used to analyze the collected material. Results show that the formation of institutional capital strengthens the social capital of small groups and brings significant changes in people's work and way of life, especially in the formation of human capital. It can be concluded that associations created from the interests of companies may present divergences of objectives among their members, since the group in which they participate was not created by them, but thought for them. On the other hand, associativism can be configured as a space for the formation of social capital, which in turn can contribute to local development, the strengthening of collective actions and the construction of spaces for social and political participation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T13:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joanyse de Fatima Guedes da Silva Goncaze.pdf: 3826988 bytes, checksum: 26c63b89ff672a7c4edb6825603c793a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (142 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.titleCapital social e associativismo : percepções de beneficiárias que participam de projetos de geração de renda no município de Buriticupu, MApt_BR
dc.title.alternativeSocial capital and associations: perceptions of beneficiaries who participate in income generation projects in the municipality of Buriticupu, MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Joanyse de Fatima Guedes da Silva Goncaze.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.