Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaiva, Amanda Romão de, 1990-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Simone Aparecida Rodrigues Cursinopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-12T18:15:21Z-
dc.date.available2021-11-12T18:15:21Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4573-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Amanda Romão de Paivapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Matemática e Física, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho foi elaborado considerando que o Material Dourado deve ser um recurso didático utilizado na disciplina de matemática no conteúdo de Teorema de Pitágoras no Ensino Fundamental II, o qual, utilizou-se como ferramenta para lecionar ao 9º ano de uma escola no município de Taubaté/SP. A partir das leituras sobre a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula para o ensino da matemática, sobre a origem e aplicabilidade do material dourado e o desenvolvimento de atividades com os alunos podemos concluir que esses são recursos indispensáveis para o efetivo aprendizado dos conteúdos apresentados no âmbito escolar. Assim, este trabalho é iniciado com um breve relato sobre a importância de materiais manipuláveis nas aulas para o ensino da matemática. Em seguida, apresentou-se um pouco sobre a criação do material dourado, seus componentes e principalmente sobre o seu vasto campo de aplicação no ensino de diversos conteúdos matemáticos. Também é apresentada a coleta de dados referente às aulas aplicadas e resultados obtidos incorporando em sala de aula o material dourado. Por fim, a conclusão parcial de que o material dourado deve ser acrescido nas aulas e, que houve um resultado positivo no aprendizado do Teorema de Pitágoras aos alunos em questão, pois foi comprovado que este recurso desperta interesse nos alunos, maior absorção do conteúdo formando a interação entre os alunos em sala. Por ser um material inicialmente criado para deficientes visuais aborda a inclusão social e também a necessidade do professor capacitado para uma aprendizagem significativa, realizando assim uma junção com a rotina diária do aluno e o conteúdo a ser aplicado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, apresentando materiais já de conhecimento prévio do aluno proporcionando assim, uma abordagem diferenciada de sua contextualização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work was developed considering that the Golden Material must be a teaching resource used in the discipline of Mathematics of the contents of the Pythagorean Theorem in Fundamental Education II, in which we used as a tool for the defense of the work, teaching to the 9th year of a school in the municipality of Taubaté/SP. From the readings on the use of manipulable material in the classroom for the teaching of mathematics, about the origin and applicability of the material gold and the development of activities with the students we can conclude that these resources are essential for the effective learning of content presented in schools. To reflect, I start with a brief report on the importance of manipulable material in lessons for the teaching of mathematics. Then, I am a little bit about the creation of the material gold, its components and especially on its wide field of application in the teaching of various mathematical content. Presenting the collection and results obtained by incorporating into the classroom the material quoted above. Finally, the partial completion of the golden material must be increased in lessons, and that there has been a positive result in learning the Pythagorean Theorem students in question, since it has been proven that this feature awakens in the students interest the greater absorption of the substance forming the interaction between students in room, for being a material originally created for the visually impaired addresses the social inclusion and also the need of qualified teacher for a meaningful learning, thus creating a junction with the daily routine of the student and the content to be applied in accordance with the basis for common National Curriculum, presenting materials already have prior knowledge of the student thus providing a differentiated approach of its contextualization.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-12T18:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Aparecida Rodrigues Cursino Vieira.pdf: 1296439 bytes, checksum: 00838370dab2436ab0de11e2ba9c1a29 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (37 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleUtilização do material dourado no ensino da matemática : estudo de caso na aplicação do Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.title.alternativeUse of golden material in mathematics teaching: case study in the application of the Pythagorean Theorempt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Simone Aparecida Rodrigues Cursino Vieira.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.