Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMota, Ana Clara da, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorGouvêa, Marcus Vinicius Cunha Andradept_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T19:41:27Z-
dc.date.available2021-11-16T19:41:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4583-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Ana Clara da Motapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Matemática, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar a utilização de jogos lúdicos no ensino aprendizagem da Matemática como na assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelos alunos. Acredita-se que, esse trabalho possa contribuir e promover reflexões no sentido de levar o professor, que exerce um papel fundamental na transmissão do saber, a utilizar em suas atividades um ensino efetivo e prazeroso, que em suas ações pedagógicas possam facilitar o desenvolvimento dos que participam do processo educativo, enfatizando os assuntos de estudos de Geometria e Plano Cartesiano. Trabalhar e exemplificar situações problemas de forma concreta e objetiva de maneira a facilitar a compreensão dos alunos com os conteúdos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário aos alunos do 7º ano dos anos finais, tendo como objetivo responder e/ou analisar qual o nível de interesse em utilizar os jogos no processo de ensino aprendizagem. Após esta análise foi desenvolvido outras atividades utilizando os jogos. Conclui-se que este trabalho pode contribuir com mudanças na estratégias em relação a aulas mais dinâmicas para nossos alunos, os instigando a novas descobertas e os conscientizando em uma construção não só como indivíduo, mas também de cidadania, tendo como resultado também o trabalho em equipe.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has the objective of addressing the use of games and ludic in the teaching-learning of Mathematics as helping to assimilate the students with the contents discussed in the school environment. It is believed that this work can contribute to and promote the reflections to bring the teacher, who plays a pivotal role in the transmission of knowledge, to change its activities to better education in order that their pedagogical actions. Such actions can then facilitate the development of those who participate in the educational process, with emphasis on the studies of geometry and the cartesian plane. This is made by working and exemplifying specific problems to facilitate, concretely and objectively, the understanding of the students. In this work are used questionnaires in one class of the 7th year of elementary school II, as a means to study the usefulness of games in teaching and learning of Mathematics. Thus, it is concluded that this work contributes to changes in the teaching strategies to allow a more dynamic learning to the students. As an effect, they are stimulated to seek for new discoveries also bringing awareness not only as individuals, but also as members of a team and members of the society.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-16T19:41:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcus Vinicius Cunha Andrade Gouvea.pdf: 16048034 bytes, checksum: 95dc9a4af914b75ac2bb444796e766aa (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (79 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleContribuição do lúdico no ensino aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeContribution of play in teaching, learning mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMauricio, Luiz Alberto, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherPaiva, Amanda Romão de, 1990-pt_BR
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcus Vinicius Cunha Andrade Gouvea.pdf15.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons