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dc.contributor.advisorLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorGeneroso, Erica, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T18:48:48Z-
dc.date.available2021-11-17T18:48:48Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4590-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Paulo de Tarso de Moraes Lobo,pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O desempenho na decolagem de uma aeronave é uma etapa muito importante na Engenharia Aeronáutica e, portanto, torna-se de extrema relevância a compreensão das análises realizadas neste estudo. Este trabalho apresenta uma análise de diversas modelagens matemáticas para estabelecer o comprimento de pista necessário para que a aeronave rádio controlada utilizada na competição SAE BRASIL Aerodesign decole e assim, consiga dar início na sua missão. A pesquisa desenvolvida tem como base realizar uma comparação de equações que tem origem da 2ª Lei de Newton, para que seja aplicada na área de desempenho de aeronaves na equipe AeroTau Aerodesign 2018. Verificou-se que uma equação desenvolvida por um renomado especialista na área aeronáutica se aplica melhor a realidade da equipe e do projeto aeronáutico de uma aeronave radio controlada. A partir dos resultados obtidos e comprovados por meio dos testes em voo, podemos concluir que o estudo, a otimização e aplicabilidade da modelagem matemática para determinar a distância de decolagem é de grande valia para a equipe, que rendeu bonificações nos dias de competição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The takeoff performance of an aircraft is a very important step in Aeronautical Engineering and, therefore, the understanding of the analyzes performed in this study becomes extremely relevant. This paper presents an analysis of the various mathematical modeling to define the required runway length for an aircraft controlled by SAE BRASIL competition-controlled aircraft. Decoding and aerodynamic design and thus starting its mission. Research developed is based on a comparison of equations that originates from Newton's 2nd Law to be applied to the AeroTau Aerodesign 2018 team's aircraft performance area. Verify that an equation developed by a renowned aeronautical expert applies better team reality and the aeronautical design of a radio controlled aircraft. From the results obtained and proven by half of the flight tests, we can conclude the study, an optimization and applicability of mathematical modeling to determine the distance from great takeoff to great value for a team that received bonuses on competition days.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-17T18:48:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erica Generoso Lima.pdf: 1003513 bytes, checksum: 50b695a7a4b70200bccf8a916213e5f0 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (41 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAerodesignpt_BR
dc.subjectPrograma para decolagempt_BR
dc.subjectSAE Brasilpt_BR
dc.titleAnálise dos modelos matemáticos para determinar a distância de decolagem da aeronave para a competição SAE Brasil aerodesign 2018pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of mathematical models to determine the aircraft takeoff distance for the SAE Brasil aerodesign 2018 competitionpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Pedro Augusto da Silva, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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