Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.authorBuratti, Marcio Augusto Silveira, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T19:34:34Z-
dc.date.available2021-11-17T19:34:34Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4597-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto.pt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Dr. Adolfo Gomes Marto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019pt_BR
dc.descriptionEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Aeronaves de Asas rotativas tem como principal característica realizar decolagens e pousos verticais, assim sendo este tipo de aeronave vem sendo amplamente utilizado para realizar algumas missões tais como resgates em locais de difícil acesso, operações de patrulhamento de regiões, transportes médicos, transportes executivos e outras. Para conseguir realizar este voo vertical estas aeronaves trabalham com dinâmicas de voo, e comandos diferentes das aeronaves de asas fixas. Por se tratar de um mercado extremamente restrito são encontradas dificuldades para se realizar estudos sobre essas aeronaves, visto a importância e visando o crescimento dos estudos nesta área, este trabalho tem como objetivo desenvolver e analisar um modelo de asas rotativas, baseando-se na aeronave AS350B1. A partir deste modelo busca-se obter forças de sustentação atuantes ao longo da pá em função da posição azimutal no disco de carregamento cargas geradas na pá ao longo do disco rotativo nas condições de voo pairado e à frente, com ângulo de ataque fixados em 5° e 0° para ambas as condições. Para realizar está analise será utilizado o Rotor Code. Para confrontar os dados encontrados serão realizadas comparações literárias, já que devido à restrição de informações não se tem acesso a informações quantitativas sobre o assunto. Com o desenvolvimento e análise desta aeronave de asas rotativas puderam ser plotadas as curvas de sustentação e cargas da aeronave, após uma revisão literária e comparação aos dados gerados pode-se comprovar a veracidade dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Rotary wings aircrafts have as main quality realize vertical takeoff and landing, therefore, this kind of aircraft has been largely used for some kind of missions like, rescues, patrolling operations zone, medical transportation, executive transportation and other. For achieve the vertical flight this aircraft operates with controls and flight dynamics different than fixed wing aircraft. Because of his extremely restricted market, it is so difficult study these aircraft, considering the importance an aiming the growth of the study in this area, this work has as main objective develop and analyze a rotary wing model, based on AS350 aircraft. From this model we seek to obtain the loads and lift curves along the blades on the rotary disc, on the conditions of hovered and forward flight, with the angle of attack fixed on 5° and 0° for both conditions. The rotor code will be used to realize this analyzes. To prove the data truth, it will be maked comparisons with literature, because of the restricted information there is no quantitative information about the subject. Developed and analyzed the rotary wing aircraft so the load and lift curve can be plotted, and after a literary review and comparisons to the generated data, could prove the data truth.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-17T19:34:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcio Augusto Silveira Buratti.pdf: 1490995 bytes, checksum: 65257b7e1db9f20dcf6f6e4830565c22 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAsas rotativaspt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectRotorpt_BR
dc.titleAnálise de sustentação e cargas nas pás de aeronaves de asas rotativas em voo pairado e à frente utilizando rotor codept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of lift and loads on the blades of rotary-wing aircraft in hover and forward flight using rotor codept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLobo, Paulo de Tarso de Moraes, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons