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dc.contributor.advisorInocente, Nancy Julieta, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Hudson Wallença Oliveira e, 1983-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T16:54:53Z-
dc.date.available2022-02-23T16:54:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4672-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Nancy Julieta Inocentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As profissões consideradas com elevadas fontes geradoras de tensão são as que o profissional atua diretamente com pessoas, a exemplo da profissão docente. A pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de estresse ocupacional em docentes de instituições privadas de ensino superior em Imperatriz-MA. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem quantitativa, descritiva e com delineamento de levantamento de dados. A amostra foi do tipo não probabilística por acessibilidade ou conveniência, totalizando 100 participantes. Foram aplicados como instrumentos para coleta de dados o questionário de Identificação da Amostrae o questionário de Esforço e Recompensa no Trabalho, utilizando a ferramenta de tecnologia de formulário eletrônico on-line (Google Forms). Conforme resultados obtidos, quanto as características socioeconômicas, constatou-se que a maioria, 54,0% dos docentes eram do sexo feminino, 41,0%possuíam idade de 31-40 anos, 61,0% eram casados,41,0% não tinham filhos e 38,0%possuíam especialização completo. Avaliando as características profissionais, constatou-se que a maioria, 48,0% tinham até 5 anos de trabalho docente, 77,0% tinham às vezes, tempo de descanso, 51,0% tinham de 6-10 horas de sono diárias e 88,0% não tomavam medicamento para dormir. Quanto ao regime de trabalho, 53,0% relataram ser horista, 63,0% possuíam outro emprego que não fosse docência e 57,0% afirmaram atuarem somente em um curso na instituição em que exerce a docência. Avaliando os hábitos de vida, constatou-se que a maioria, 51,0% não eram praticantes de atividade física e 54,0% relataram não terem o hábito de ingestão de bebida alcoólica. Quanto a prevalência de estresse para Esforço e Recompensa no Trabalho, 43,0% dos docentes estavam em equilíbrio e57,0% em desequilíbrio (risco). Quanto a prevalência de estresse para Supercomprometimento no Trabalho, 29,0% dos docentes estavam em equilíbrio e 71,0% em desequilíbrio (risco). Quanto a associação entre as características sociodemográficas, profissionais e hábitos de vida com o Esforço e Recompensa no Trabalho, observou-se que houve associação para o risco de estresse ocupacional somente a variável necessidade de medicamentos para dormir (p-valor 0,05). Quanto a associação entre as características sociodemográficas, profissionais e hábitos de vida com o Supercomprometimento no Trabalho, observou-se que houve associação para o risco de estresse ocupacional somente a variável tempo para descansar (p-valor 0,01). Por fim, torna-se relevante o fato de as instituições de ensino superior investigadas terem um olhar mais humano aos docentes, visto que, tal grupo de trabalhadores com melhores condições de trabalho poderão oferecer melhores serviços e consequentemente tornar a prática de ensino mais prazerosa e de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The professions considered with high sources of tension are those that the professional works directly with people, such as the teaching profession. The research aims to identify the prevalence of occupational stress in teachers of private higher education institutions in Imperatriz-MA. To this end, the research was developed through a quantitative, descriptive and data collection approach. The sample was non-probabilistic for accessibility or convenience, totalizing 100 participants. The Sample Identification questionnaire and the Effort and Reward at Work questionnaire were applied as instruments for data collection using the online electronic form technology tool (Google Forms). According to the results obtained, regarding socioeconomic characteristics, it was found that the majority, 54,0% of the teachers were female, 41,0% were aged 31-40 years, 61,0% were married, 41,0% had no children and 38,0% had complete specialization. Evaluating the professional characteristics, it was found that the majority, 48,0% had up to 5 years of teaching work, 77,0% sometimes had rest time, 51,0% had 6-10 hours of daily sleep and 88,0% did not take sleeping medicine. As for the working system, 53,0% reported being horricist, 63,0% had another job other than teaching and 57,0% stated that they acted only in a course at the institution on what they exercise teaching. Evaluating life habits, it was found that the majority, 51,0%were not practitioners of physical activity and 54,0%reported not having the habit of drinking alcohol. Regarding the prevalence of stress for Effort and Reward at Work, 43,0% teachers were in balance and 57,0% imbalance (risk). Regarding the prevalence of stress for Overcommitment at Work, 29,0% teachers were in balance and 71,0% imbalance (risk). Regarding the association between sociodemographic, professional and life habit characteristics with Effort and Reward at Work, it was observed that there was an association for occupational stress risk only the variable need for medications for sleep (p-value 0,05). Regarding the association between sociodemographic, professional and life habits characteristics with Overcommitment at Work, it was observed that there was an association for the risk of occupational stress only the variable time to rest (p-value 0,01). Finally, it is relevant that the institutions of higher education investigated have a more humane look to teachers, since, such a group of workers with better working conditions may offer better services and consequently make teaching more enjoyable and quality.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-23T16:54:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hudson Wallenca Oliveira e Sousa.pdf: 1900605 bytes, checksum: 25fec365aa44396060f523cb3012c982 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (127 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento regionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleEstresse ocupacional em docentes de instituições privadas de ensino superior em Imperatriz-MApt_BR
dc.title.alternativeOccupational stress in teachers from private higher education institutions in Imperatriz-MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherCarniello, Mônica Franchi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherMenezes, William Marcos Munizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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