Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGodoy Júnior, Ederaldo, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Valério dospt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T00:31:07Z-
dc.date.available2021-11-26T00:31:07Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4723-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2016pt_BR
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho realizou o estudo dos principais problemas dos motores movidos a biogás e das principais tecnologias de purificação do biogás em biometano. Para tanto, foram avaliados vários tipos de motores movidos a biogás e estudadas possíveis modificações para aumentar, consideravelmente, sua vida útil. Na purificação do biogás para produção de biometano, foram estudadas as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado e na literatura, além da realização de um estudo de caso para melhoria da tecnologia no processo de purificação de biogás, ou seja, a biometanização utilizada na Granja Haacke. A configuração atual de purificação de biogás ocorre via processo físico-químico, utilizando uma coluna de limalha de ferro oxidada, para remoção da fração grosseira, principalmente, do H2S. A ocorrência de falhas ou manutenção desta fase do processo provoca a interrupção da operação. A segunda etapa de purificação consiste na utilização de duas colunas de adsorção tipo "Pressure Swing Adsorption" (PSA), cuja função é remover a fração resultante de CO2 da composição do biogás. Pode-se concluir que, a melhor proposta de "upgrade" para o estudo de caso seria introduzir, no início do processo uma torre de biodessulfurização de biogás "Thiobacillus ferroxidans", seguida de duas colunas de limalha de ferro oxidado, montadas em paralelo, para remoção de H2S e CO2, mantendo toda a configuração posterior para remoção da fração fina. Com isto, o sistema ficará, consideravelmente, ecoeficiente, pois reduzirá a produção de inservíveis, aumentando a vida útil dos filtros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:This investigation aimed to accomplish the study of the major problems of engines operating with biogas and the main purification technologies in biomethane. Therefore, was evaluated several types of engines operating with biogas and studied possible changes to improve significantly the lifetime. In the purification of biogas to produce biomethane, was studied several technologies available in the market and in literature, besides to accomplish a case study to improve the purification process, that is, the biomethanization used in Granja Haacke. The current configuration of biogas purification is via physical-chemical process using a rusty column iron for removal of the coarse fraction mainly H2S. The occurrence of faults or maintenance of this stage of the process causes the stop operation. The second step purification use two "Pressure Swing Adsorption (PSA)" columns whose function is to remove the resulting fraction of CO2 from biogas composition. We can conclude that the best proposal to case study upgrade would be introduced at the beginning of the process a biogas desulphurization tower of the Thiobacillus ferroxidans followed by two columns of rusty column iron mounted in parallel for removing H2S and CO2, and thus keep al subsequent setting for the fine fraction removal. With this the system will be considerably ecofriendly because will be considerably ecofriendly because will be reduced the scrap production increasing the lifetime of the filters.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T00:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Valerio dos Santos.pdf: 3717102 bytes, checksum: b008de5513a7baed4c503d0944beee46 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (111 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiogás - Purificaçãopt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.titlePrincipais problemas dos motores a biogás e tecnologias de biometanização : estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeMain problems of biogas engines and biomethanization technologies: case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherNicolini do Patrocínio Nunes, Luiz Eduardo, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Valdeci Donizetept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcelo Valerio dos Santos.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.