Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaria Neto, Antonio, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Denis Wilsonpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T19:36:58Z-
dc.date.available2021-11-26T19:36:58Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4740-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Antonio Faria Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2016pt_BR
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: A necessidade de analisar os fatores que impactam na qualidade do ensino superior levou a pesquisar em documentos eletrônicos e livros. Foi aplicado um questionário aberto com 154 perguntas feitas a 80 alunos que deu origem a 33 itens e um questionário fechado. Utilizando a análise de correlação, observou-se que os dados apurados são fracamente correlacionados, com poucas correlações acima de 0,5, inviabilizando tal aplicação. Como alternativa, foi aplicada a técnica de agrupamento de variáveis (dendograma) que embora tenham-se formado alguns agrupamentos de variáveis correspondendtes, a porcentagem foi muito abaixo do esperado. A análise semântica, que compara as variáveis agrupando-as por semelhança mostrou ser a melhor fórmula para identificar os fatores que impactam na qualidade do ensino: a competência dos professores, mestres e doutores, e a infraestrutura da instituição que influencia para que o aluno adquira ou aperfeiçoe seus conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The need to analyze the factors that impact the quality of higher education has led to research into electronic documents and books. An open questionnaire with 154 questions to 80 students who gave birth to 33 items and a closed questionnaire was applied. Using correlation analysis, it was observed that the data gathered are weakly correlated with few correlations above 0.5, preventing such an application. Alternatively, it was applied to variable clustering technique (dendogram) that although they have been formed some corresponding variables groups, the percentage was much lower than expected. Semantic analysis, which compares the variables grouping them by similarity proved to be the best formula to identify the factors that impact the quality of education: competence of teachers, teachers and doctors, and the infrastructures of the institution that influences so that students acquire or perfect their knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T19:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denis Wilson Domingos.pdf: 2416251 bytes, checksum: 1ab3703a76caf56471c08d11ebb91352 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (60 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Qualidadept_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores que impactam na qualidade do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of factors that impact the quality of higher educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Valesca Alves, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherCamargo, Edilson Alexandre dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Denis Wilson Domingos.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.