Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeres, Mauro Pedro, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Thaís Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T23:04:31Z-
dc.date.available2021-12-02T23:04:31Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4803-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Mauro Pedro Perespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Matemática e Física, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Matemática possui um alto teor de abstração, dado que é uma ciência exata de raciocínio lógico e abstrato, o que a torna uma disciplina predominantemente complicada. Torná-la concreta e aproximá-la do discente é uma tarefa de grande desafio e que exige esforço. Como proposta para melhorar o processo de aprendizagem e aumentar a participação dos alunos, foi empregado o uso das metodologias ativas de ensino, a fim de relacionar o aprendizado de Matemática como uma atividade de investigação ao aplicar uma metodologia ativa que possa tornar o ensino da Matemática mais significativo, concreto e atraente. O método de ensino utilizado nas aulas, desenvolvido pelos professores aplicadores, chama-se método PC (Preparação-Conclusão), em que o docente prepara um modelo de roteiro, elaborado especificamente para o Laboratório de Investigação (LI), no qual é criada uma situação-problema, onde o discente deve seguir todos os passos do roteiro para que finalize o objetivo da aula no tempo estimado. A utilização deste método tem intuito de que o aluno se torne capaz de compreender e diferenciar a existência e relação de diversas grandezas como também suas respectivas unidades e, assim, possam representar, reconhecer e analisar essas relações em gráficos. Em suma, baseado nas atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2018, foi observada a notória evolução dos discentes quanto à resolução de problemas, que há o deslumbramento dos alunos diante dos experimentos, há um grande ganho social, de interação, estimulo de curiosidade, questionamento e de relacionar o aprendizado com sua vida e o seu dia a dia. Em resumo pode-se concluir que a utilização de metodologias ativas é realmente eficaz para a promoção de um aprendizado significativo aos discentespt_BR
dc.description.abstractAbstract: Mathematics has a high content of abstraction, given that it's an exact science of logical and abstract reasoning, which makes it a predominantly complicated discipline. Making it concrete and bringing it closer to the student is a challenging and demanding task. As a proposal to improve the learning process and increase student participation, the use of active teaching methodologies was used in order to relate the learning of Mathematics as a research activity by applying an active methodology that can make Mathematics teaching more meaningful, concrete and attractive. The teaching method used in the classes, developed by the application teachers, is called the PC (Preparation-Conclusion) method, in which the teacher prepares a script model, prepared specifically for the Research Laboratory (LI), in which a situation, where the student must follow all the steps of the script to finish the objective of the lesson in the estimated time. The use of this method intends that the student becomes able to understand and differentiate the existence and relation of several quantities as well as their respective units and thus can represent, recognize and analyze these relations in graphs. In short, based on the activities developed during the 2018 school year, the students' notorious evolution regarding problem solving was observed, that there is the dazzling of the students in front of the experiments, there is a great social gain, interaction, stimulation of curiosity, questioning and relating learning with your life and your daily life. In summary, it can be concluded that the use of active methodologies is really effective in promoting a meaningful learning for the studentspt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-02T23:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thais Ferreira da Costa.pdf: 2890670 bytes, checksum: f2555f82decc72e8c04f64e97a99db06 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (91 f.) : il.; digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresSoftware para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias de aprendizagempt_BR
dc.subjectUnidade de medidapt_BR
dc.subjectGrandeza físicapt_BR
dc.titleEnsino de grandezas físicas por meio de metodologias ativaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching physical quantities through active methodologiespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMiranda Filho, Fernando Luís, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherMauricio, Luiz Alberto, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherGouvêa, Érica Josiane Coelho, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Matemática e Físicapt_BR
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Thais Ferreira da Costa.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.