Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael de Mello Fernandes dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T00:42:50Z-
dc.date.available2021-12-09T00:42:50Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4831-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de graduação foi desenvolvido com base em pesquisa exploratória sobre a viabilidade econômica do etanol e da gasolina nos motores flexvisando dar ênfase à análise e estudo de caso sobre o quanto o desempenho de cada combustível oferece ao consumidor no aspecto econômico. Introduzindo a historia de origem dos motores a etanol e os motores flex, demonstrando as características, funcionamento, eficiência e autonomia tanto da gasolina quanto do etanol e comparado entre si. Neste estudo foi abordado um detalhamento do desempenho de cada combustível, explicação do funcionamento e a análise econômica. No resultado e discussões há uma demonstração com cálculos, exemplificando a vantagem econômica em utilizar etanol. Concluindo-se que quando o etanol ultrapassa o ponto de equilíbrio há uma desvantagem em utilizá-lo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study was developed based on an exploratory research on the economic viability of ethanol and gasoline in flex engines, aiming to emphasize the analysis and case study on how much the performance of each fuel offers the consumer in the economic aspect. Introducing the history of origin of ethanol engines and flex engines, demonstrating the characteristics, operation, efficiency and autonomy of both gasoline and ethanol and compared to each other. In this study, a detailed analysis of the performance of each fuel, explanation of the operation and the economic analysis was approached. In the result and discussions there is a demonstration with calculations, exemplifying the economic advantage in using ethanol. It is concluded that when ethanol crosses the equilibrium point there is a disadvantage in using it.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T00:42:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael De Mello Fernandes Da Silva.pdf: 398147 bytes, checksum: 6c08570d60a8f8f36d6a5a6c3dcaaf98 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (37 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtanol (Álcool)pt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.titleEstudo da viabilidade econômica do etanol versus gasolina em automóveis flexpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the economic feasibility of ethanol versus gasoline in flex-fuel carspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherTonini, Antonio Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael De Mello Fernandes Da Silva.pdf388.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.