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dc.contributor.advisorPorto, Fernando Silva de Araújopt_BR
dc.contributor.authorAmorim Neto, Miguel Bentopt_BR
dc.contributor.authorSantos Junior, Sergio Ricardo dospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-11T00:08:58Z-
dc.date.available2021-12-11T00:08:58Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4854-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Fernando Silva de Araújo Portopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018pt_BR
dc.descriptionEngenharia Elétrica e Eletrônicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a crescente competitividade no ramo automobilístico e a necessidades das montadoras de estarem sempre à frente de suas concorrentes, começam a investir em tecnologias para aumentar a performance de seus motores, principalmente os da família três cilindros, os quais apresentam vantagens e desvantagens em relação ao seu antecessor de quatro cilindros. Nesse trabalho serão apresentados essas vantagens e desvantagens, porém será focado apenas nos motores 1.0 (1000 cilindradas ou 1 litro), mas antes, para melhor entendimento, serão introduzidos a física e o funcionamento de um motor de combustão interna de quatro cilindros, ciclo Otto, seus componentes, funcionamento do comando de válvula simples, o conceito de "bravo" e "manso" do comando de válvula variável (VTEC), e o que isso atribui ao motor e assim serão analisados as curvas de saída de potência de ambos motores, e os tempos entre explosão, as causas das vibrações e como reduzi-las. Com isso, percebe-se que a tendência é a substituição dos motores quatro cilindros pelos de três cilindros na linha 1.0 por gerarem menos atrito, serem econômicos, pequenos e leves, além disso, utilizando um sistema com comando de válvulas variável, o motor apresenta um melhor rendimento que seu antecessor, tornando-o otimizado para a cidade e quando precisar de potência, o comando fornece. Também será observado que as vibrações se originam pelas explosões distanciadas e podem ser reduzidas com o emprego de eixo balanceado no virabrequim, e coxins de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the hight competitiveness in the automotive industry and the needs of automakers to be always ahead of their rivals they begin invest in technologies to increase the performance of their engines, especially those of the three-cylinder family, which have advantages and disadvantages in relation to your predecessor, four-cylinder. In this paper will be presented these advantages and disadvantages, but will be focused only on 1.0 (1000cc or 1liter) engines. Before this, for better understanding, will be analyzed, how the internal combustion engine and the Otto cycle works, the componentes of the engine, the operation of the simple valve control, the concept of "brave" and "meek" of the variable valve control (VTEC) and what it add to the engine. Also will be analyzed the power output curves of both enigens, the times between combustion, the causes of vibrations and how to reduce them. With this, we can noticed that the tendency is the replacement of the four-cylinder engines for the three cylinder engines in line 1.0, because they generate less friction, are economical, small and light. In addition, with a variable valve control system, the engine show a better yield that making it optimized for the city and when it needs power the command provides to them. Also will be noted that the vibration came from the time between combustions and can be reduced by using a balanced axle and quality engine cushion.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-11T00:08:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miguel Bento Amorim Neto - Sergio Ricardo dos Santos Junior.pdf: 1127836 bytes, checksum: 3de8740db9a241e3ecf09b2f7004ca86 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (34 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência enérgicapt_BR
dc.subjectCompressores de arpt_BR
dc.subjectAr comprimidopt_BR
dc.subjectSistema de geraçãopt_BR
dc.titleMotor três cilindros : o impacto na performance dos motores 1.0pt_BR
dc.title.alternativeThree-cylinder engine: the impact on 1.0 engine performancept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Maria Regina Hidalgo dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

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