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dc.contributor.advisorSouza, José Carlos Sávio de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cássio Bettinpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Diego Rafael dospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T17:01:20Z-
dc.date.available2021-12-16T17:01:20Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4864-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. José Carlos Sávio de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Em 1973 com a crise do petróleo e no mesmo ano na qual a empresa sueca Plannja Hard Tech deu início a um novo processo de fabricação que visava à redução do peso através da diminuição da espessura da chapa a ser conformada a quente "Hot Stamping" e atingir altos valores de resistência mecânica devido ao processo de têmpera, grandes esforços foram gastos na época para desenvolver novas tecnologias e métodos de fabricação de novos produtos na indústria automobilística que reduziriam o consumo de combustível devido ao alto custo do preço do barril de petróleo. O processo criado pela empresa sueca trouxe avanços significativos para a época, em que a indústria automobilística demandava por avanços tecnológicos, no final da crise em 1985 e em 1990 com o início do pensamento de preservação do meio ambiente os consumidores se tornaram mais exigentes em relação a emissão de CO2, em 1997 com a criação da Euro NCAP, trouxe um requisito a mais para as automobilísticas se preocuparem, com relação a segurança passiva, o que tornou viável o processo de "Hot Stamping" e teve grande aceitação no início do novo milênio, atingindo níveis exponenciais de produção. O processo que tem como sua principal característica a redução do peso e aumento significativo na resistência mecânica, é usado em peças anti-intrusão. O presente trabalho com caráter de pesquisa bibliográfica qualitativa visa demonstrar para os interessados em processos de fabricação da indústria de automóveis como é realizado o processo intrinsicamente com os passo a passos de cada operação e a evolução dos métodos para os dias atuais, cujo o resultado revelou que os estudos de novos materiais e métodos para o processo continuam, o que podemos chegar à conclusão que teremos cada vez mais design arrojados com geometrias complexas, estruturas mais leves e com altíssima resistência mecânica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In 1973 with the oil crisis and in the same year that the Swedish company Plannja Hard Tech began a new manufacturing process aimed at reducing weight by decreasing the thickness of the sheet to be conformed to hot "Hot Stamping" and reaches highs mechanical strength values due to the quenching and tempering process, great efforts were expended at the time to develop new manufacturing process technologies and new products in the automotive industry that would reduce fuel consumption due to the high cost of oil prices. The process created by the Swedish company brought significant advances to the era when the automotive industry demanded technological advances at the end of the crisis in 1985 and in 1990 the beginning of the thought of the preservation of the environment the consumers became more demanding with regard to emission of CO2 in 1997 with the creation of Euro NCAP brought an additional requirement for automakers to concern with regard passive safety, which made the stamping process feasible and was widely accepted at the beginning of the new millennium reaching exponential levels of production. The process that has as its main characteristic weight reduction and significant increase in mechanical strength is used in anti-intrusion parts. This qualitative bibliographical research aims at demonstrating to those interested in manufacturing processes in the automobile industry how the process is carried out intrinsically with the step by step of each operation and the evolution of the process to the present day, the result revealed that the studies of new materials and methods for the process continue what we can arrive at the conclusion that we will have more and more daring design with complex geometries, light structures and with very high mechanical resistance.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T17:01:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cassio Bettin Oliveira - Diego Rafael dos Santos.pdf: 4445601 bytes, checksum: 337e4724cd55031a66fb64fc82b21abd (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (61 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDurezapt_BR
dc.subjectEstampagempt_BR
dc.titleProcesso de estampagem a quente "Hot Stamping" utilizadas para fabricação de peças para a indústria automobilísticapt_BR
dc.title.alternativeHot stamping process "Hot Stamping" used to manufacture parts for the automobile industrypt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

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