Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastilho Jr., Rubenspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Cristina de Menezespt_BR
dc.date.accessioned2021-12-21T14:38:22Z-
dc.date.available2021-12-21T14:38:22Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4917-
dc.descriptionOrientação: Prof. Rubens Castilho Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.descriptionEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O avanço tecnológico proporcionado pelas pesquisas científicas, principalmente no setor aeronáutico possibilitou a criação e/ou invenção de diversos equipamentos e ferramentas e até mesmo no advento de novas tecnologias nos métodos de fabricação deixando de ser exclusivo das forças armadas. Neste contexto surgem diversos tipos de aeronaves sendo tripuladas ou não tripuladas (remotamente controladas). Desta forma, este trabalho de pesquisa e experimental baseia-se somente nas aeronaves não tripuladas, ou seja, remotamente controladas e de pequeno porte. Os projetos relacionados a estas aeronaves remotamente controladas variam muito. Na Universidade de Taubaté foi formada uma equipe chamada AeroTau que projeta aeronaves remotamente controladas para a competição SAE Aerodesign, tendo como procedimento e desenvolvimento da aeronave, a utilização de análises e simulações computacionais. O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de sensoriamento sem fio para aquisição dos dados empíricos da aeronave durante o teste de voo que tende conhecer, estudar e analisar as informações em tempo real com a utilização de um microcontrolador. A metodologia escolhida inicialmente foi baseada em pesquisas bibliográficas, procedimento ideal para a escolha dos sensores e microcontrolador com a capacidade de comunicação em longas distancias. A parte experimental fundamenta a pesquisa e a coleta dos dados que inicialmente foram propostos pela equipe. Portanto,este sistema funciona como monitoramento, analise de dados e informações a distância em locais na qual o sistema de cabeamento não seria viável. Sendo assim, na execução e finalização, os testes no percurso do voo com os dados estipulados foram monitorados por transmissão e obtenção de informações instantâneas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The technology advance has provided through scientific research, mainly in the aeronautic area allowed the creation and/or inventions of all kinds of equipment and tools and even in the upper coming of new technologies in the fabrication process ceasing the exclusivity of the army forces. In this context appear several kinds of aircraft being manned or unmanned (remote controlled). Therefore, in this survey of research and experiments, is based only on unmanned aircraft, that is, remotely controlled and small-sized. The projects linked to this remotely controlled aircraft vary widely; since the University of Taubaté formed a team called AeroTau that design remotely controlled aircraft for the competition SAE Aerodesign, having as development and procedure of the aircraft, the use of computer simulation and analysis. This survey has for its goal the development of a wireless sensing system to the acquisition of empirical data from the aircraft during a flying test that leans towards to know, study and analyze the information in real time with the use of a microcontroller. The chosen methodology originally was based on bibliographic research, an ideal procedure to make the choice of sensings and microcontroller with the capacity of a long-distance communication. The experimental part underpins the research and collects the data that was originally suggested by the team. Consequently, this system works as a monitoring, analyze of data and remote information in places in which the cabling system would not be manageable. Thus, in the execution and finalization, the tests in the flying route with the stipulated data were monitored by broadcast and instant information attainment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-21T14:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Cristina de Menezes Silva.pdf: 9294245 bytes, checksum: 52070b42d7602fa731adf4e3eed9b4dc (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (55 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectDadospt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectSensoriamentopt_BR
dc.titleSensoriamento sem fio de aeronave rádio controladapt_BR
dc.title.alternativeWireless sensing of radio-controlled aircraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Patrícia Cerávolo Rodrigues de Paiva Nunes, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Debora Cristina de Menezes Silva.pdf9.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.