Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4971
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Avaliação do desempenho em decolagem de aeronaves wide-body : estudo de caso para a nova pista do Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu
Other Titles: Wide-body aircraft take-off performance evaluation: case study for the new runway at Foz de Iguaçu International Airport
Authors: Quinteros, Ariel Juan Dias
Abstract: Resumo: A decolagem é uma das fases mais críticas do voo de uma aeronave, correspondendo desde a liberação dos freios do trem de pouso até uma determinada altura regulamentar em voo. O processo de decolagem contém parâmetros, como velocidades, acelerações e distâncias, que determinam o desempenho de uma aeronave dado seu peso, suas características aerodinâmicas, sua motorização, bem como as condições ambientais no momento da decolagem. Este trabalho tem como objetivo avaliar quantitativamente, por meio de um método simplificado, o desempenho em decolagem de duas aeronaves comerciais de fuselagem larga para voos de médio a ultralongo alcance partindo da nova pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O resultado busca confirmar a viabilidade técnica de implantação desta nova pista, que faz parte do Plano Diretor do aeroporto desenvolvido pelo Fundo Iguaçu, de forma a nova pista seja capaz de atender voos diretos internacionais de outros continentes operados por aeronaves wide-body. Assim, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu poderá se tornar um centro de conexões (hub) do Mercosul e países andinos, impulsionando o turismo e a economia locais.
Abstract: Takeoff is one of the most critical flight phases, corresponding from the release of the landing gear breaks up to a certain regulamentar height in flight. The takeoff process contains some parameters, such as airspeeds, accelerations and distances, that determine an aircraft’s takeoff performance, given its weight, its aerodynamic features, its motorization and the environmental conditions during the takeoff. This work aims to evaluate quantitatively, through a simplified method, the takeoff performance of two wide-body commercial airplanes carrying out medium to ultra-long range flights from the new runway of Foz do Iguaçu International Airport. The result seeks to validate the technical viability of implementing this new runway, which is part of a Master Plan of the airport developed by Fundo Iguaçu, so that the new runway is able to attend direct international flights from other continents operated by wide-body aircrafts. Therefore, Foz do Iguaçu International Airport could become an air transportation hub of Mercosul and andean countries, boosting the local tourism and economy.
Keywords: Desempenho de aeronaves
Programa para decolagem
Aerodinâmica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4971
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ariel Juan Dias Quinteros.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.