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dc.contributor.advisorChaves, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Cesar Mangabeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-24T16:53:55Z-
dc.date.available2019-06-24T16:53:55Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/498-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto Chavespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2012pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho faz uma análise das práticas de gerenciamento da demanda no Brasil. O gerenciamento da cadeia de demanda é uma extensão do gerenciamento da cadeia de abastecimento e combina as forças de marketing com as competências de supply chain, incluindo as funções de planejar, comunicar, influenciar priorizar e prever a demanda. O sucesso de uma empresa depende do gerenciamento da demanda como parte estratégica para direcionar as decisões do presente em direção a uma posição competitiva no futuro. O objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise das práticas de gerenciamento da demanda no Brasil, com objetivos específicos de revisar a leitura, entender os princípios de previsão, conhecer os principais indicadores de desempenho e conhecer o modus-operandi do gerenciamento da demanda no Brasil. Quanto à classificação deste trabalho, é uma pesquisa survey com abordagem quali-quatitativa, nível de investigação aplicado e foco exploratório. Os dados foram coletados exclusivamente pela internet e o endereço de pesquisa ficou disponível na rede entre os dias 23 de janeiro de 2012 a 02 de abril de 2012, neste intervalo, 50 pessoas responderam ao questionário. Entre os principais resultados, a pesquisa mostrou que: (1) as empresas são capazes de acompanhar o processo de gerenciamento da demanda em 92% dos casos; (2) a técnica mais importante no processo de gerenciamento da demanda é a previsão é a previsão estatística (63%); (3) a maior pressão que dirige o processo de gerenciamento da demanda é a melhor receita (58%); (4) a principal ação estratégica para melhorar o processo de gerenciamento da demanda é aperfeiçoar as previsões (72%). Este estudo é relevante porque mostra o gerenciamento da demanda como módulo de acesso e link estratégico entre os sistemas de controle e planejamento da produção e o mercado, local onde ocorre a comunicação com os clientes, seja para dar informações de promessas de entrega, confirmação ou alteração de pedidos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper makes an analysis of demand management practices in Brazil. The demand chain management is an extension of the supply chain management and combines the marketing forces with supply chain capabilities, including functions to plan, communicate, influence, prioritize and forecast demand. The success of an organization depends on the demand management as a strategic process to direct the present decisions toward a competitive future position. The overall goal of this work is to perform an analysis of demand management practices in Brazil, with specific objectives in the literature review, understanding the principles of forecasting, key performance indicators and know the modus-operandi of demand management in Brazil. Regarding the classification of this work, it is a survey research approach with qualitative and quantitative level of applied research and exploratory focus. Data were collected exclusively by internet and the survey address was available online between the 23th January 2012 and 2 April 2012, in this range 50 people responded to the questionnaire. Among the key findings, the survey showed that: (1) companies are able to track the demand management process in 92% of cases; (2) the most important technique in demand management process is statistical forecast (63%); (3) the highest pressure to drive demand management process is to improve revenue (58%); (4) the main strategic action to improve demand management process is to improve forecast (72%). This study is relevant because it shows the demand management module as a strategic link between access and control systems and production planning and marketing, where communication occurs with customers either to give information delivery promises, confirm or change applications.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T16:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cesar Mangabeira Barbosa.pdf: 2808214 bytes, checksum: 3a1cdd496923603b9357bf7001b05e13 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent110 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGerenciamento da cadeia demandapt_BR
dc.subjectGerenciamento da cadeia de abastecimentopt_BR
dc.subjectPrevisão de preçospt_BR
dc.subjectSistemas de planejamentopt_BR
dc.subjectSistemas de controle de produçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento de vendas e operaçõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleDemand chain management : uma análise das práticas de gerenciamento da demanda no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Álvaro Azevedopt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Sebastiãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
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