Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4999
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Aumento do faturamento mensal de uma microempresa utilizando a metodologia Seis Sigma
Other Titles: Increase in monthly revenue of a micro-enterprise using the Six Sigma methodology
Authors: Santos, Jackeline Imamura
Abstract: Resumo: Toda empresa que se lança ao mercado tem o único propósito de ganhar dinheiro, obter lucro. No entanto quando o mercado entra em crise, muitas empresas têm uma queda brusca de faturamento através de uma baixa demanda de produtos ou serviços. Nesta monografia será apresentada uma empresa do ramo de serviços, que atua na edição de vídeos de eventos como casamentos e festas de aniversário, e apresenta um decréscimo acentuado no faturamento mensal. Através de estudos realizados com a metodologia seis sigma e utilização do DMAIC e suas ferramentas estatísticas, verificou-se que as principais razões para o baixo faturamento eram o tempo para conclusão do backup dos arquivos utilizados para edição dos vídeos, baixo número de clientes que realmente enviavam algum tipo de serviço para a empresa, baixo número de serviços recebidos e demora na aprovação de edições finalizadas. Após a implementação das ações propostas no projeto, houve um aumento de 50% no número de clientes e um aumento de 85,71% da quantidade de serviços recebidos para edição. Pode-se concluir que a metodologia utilizada foi eficaz para o aumento do faturamento mensal da empresa, melhorou a qualidade de seu serviço e foi eficaz para organizar a empresa de uma maneira mais adequada.
Abstract: All companies launching into the market has the sole purpose of making money, shall be profitable. Whenever there is a market crisis, many enterprises suffer a sudden drop in sales due to the low demand for products or services, though. This monographic dissertation presents an enterprise business service, which edits videos for events such as wedding gatherings and birthday celebrations. Such company shows a substantial decrease in its monthly revenues. It has been found, through studies of the Six Sigma methodology and use of DMAIC and its statistical tolls, that the main reasons for the low sales were the time to complete the backup of files used for editing videos, the low number of customers who actually sent some sort of service to the company, the small number of services received and the delay in approval of finalized videos. After the implementation of the actions proposed by this project, there was a 50% increase in the number of customers and an increase of 85,71% of the amount of services received for editing. As a conclusion, the methodology used, improved the quality of its services and was effective regarding the increase of the enterprise monthly revenues it was effective to organize the company in a more appropriate manner.
Keywords: Six sigma (Padrão de controle de qualidade)
Ferramentas da qualidade
Microempresa
Faturamento das empresas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4999
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jackeline Imamura Santos.pdf936.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.