Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiacaglia, Giorgio Eugenio Oscare, 1935-pt_BR
dc.contributor.authorPavan, Carlos José Sabainipt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T19:30:14Z-
dc.date.available2022-01-26T19:30:14Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5005-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Giorgio Eugenio Oscare Giacagliapt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Dr. Wendell de Queiróz Lamas.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2016pt_BR
dc.descriptionEspecialização em Engenharia Aeronáuticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A monografia baseia como o Hidrogênio poderá ser utilizado como combustível complementar, ou seja, logo após ter sido produzido, o hidrogênio é injetado no motor onde se mistura com o combustível existente, no caso do nosso estudo de monografia é a gasolina aeronáutica (Avgas). A mistura resultante tem uma combustão mais eficaz, reduzindo o consumo de combustível e a quantidade de poluentes liberados no ar. O hidrogênio é a referência do estudo por uma questão muito básica, é um composto com grande capacidade de armazenar energia e sendo também um combustível de baixo peso molecular e maior quantidade de energia por unidade de massa que qualquer outro combustível conhecido e também por ser praticamente zero em poluentes. Será uma pesquisa eminentemente documental utilizando vários artigos, livros e revistas especializadas para compreensão e entendimento da tese. Os resultados revelarão que a utilização do hidrogênio como combustível é viável, econômico com baixa taxa de poluentes. É um combustível barato e seguro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The paper bases such as hydrogen may be used as a supplementary fuel, or shortly after being produced, hydrogen is injected into the engine where it mixes with the fuel in the case of our monograph study is the aircraft gasoline (Avgas). The resulting mixture has a more efficient combustion, reducing fuel consumption and the amount of pollutants released in the air. Hydrogen is the study reference by a very basic issue is a compound of great capacity to store energy and also with a low molecular weight fuel and greater amount of energy per unit mass than any other known fuel and because it is practically zero pollutants. It will be an eminently documentary research using many articles, books and journals for understanding and understanding of the thesis. The results reveal that the use of hydrogen as a fuel is viable, economical with low pollutant rate. It is a cheap and safe fuel.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T19:30:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Jose Sabaini Pavan.pdf: 961975 bytes, checksum: f0c07a3307ae620f63617ee10a09dadd (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (46 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectDronespt_BR
dc.subjectCombustívelpt_BR
dc.titleEstudo do hidrogênio como combustível em aeronaves não tripuladaspt_BR
dc.title.alternativeStudy of hydrogen as fuel in unmanned aircraftpt_BR
dc.typeMonografia (Especialização)pt_BR
dc.contributor.otherCamargo, Jose Rubens de, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherLamas, Wendell de Queirózpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Aeronáutica - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carlos Jose Sabaini Pavan.pdf939.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.