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dc.contributor.advisorSilveira, Fabiane Ferraz, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Susana Rodrigues, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T18:55:33Z-
dc.date.available2022-02-02T18:55:33Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5062-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os repertórios de impulsividade e de tolerância ao atraso do reforçador em indivíduos com Síndrome de Down (SD), relacionando-os ao conceito de ápice comportamental, bem como identificar as estratégias dos pais/responsáveis, que favorecem o desenvolvimento de tal habilidade. A análise se realizou através de questionário online via plataforma Google Forms, e participaram da pesquisa 10 responsáveis por crianças portadoras da SD dentro da faixa etária de seis a 11 anos e 11 meses, segundo uma amostra por conveniência. Os dados quantitativos a respeito de comportamentos comumente emitidos por essas crianças em situações em que a tolerância ao atraso do reforçador é requerida, foram calculados e organizados por frequência absoluta e frequência relativa expostos em tabelas, gráficos disponibilizados pela plataforma Google Forms, e em médias, no caso do instrumento SNAP-IV, incluído no questionário online. Já os dados qualitativos a respeito das interações sociais, e sobre o ensino de comportamentos de tolerância ao atraso do reforçador, foram apresentados através de quadros, sendo expostos e destacados trechos relevantes dos relatos dos participantes. Os resultados alcançados revelaram que o comportamento das crianças cujos pais responderam à pesquisa, foram em sua grande maioria, considerados de tolerância e autocontrole, bem como um ápice comportamental. Em geral, as estratégias utilizadas pelos responsáveis participantes indicaram bastante coerência, quando comparadas aos estudos de diversos autores. Porém algumas dificuldades apresentadas, como a dificuldade de generalização, segundo um dos critérios de ápice comportamental, foram discutidas. Diversas estratégias comportamentais que favorecem os comportamentos de tolerância ao atraso do reforçador em crianças com SD foram destacadas e sugeridas, de acordo com o referencial teórico. Buscou-se dessa forma, apresentar os benefícios ao desenvolvimento de crianças que aprendem e apresentam essa tolerância citada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to evaluate the repertoires of impulsivity and delay tolerance of the reinforcer in individuals with Down Syndrome, relating them to the concept of behavioral apex, as well as identifying the strategies of parents / guardians, who favor the development of such abiliity. The analysis was carried out through an online questionnaire via the Google Forms platform, and 10 responsible for children with Down's Syndrome participated in the age group of six to 11 years and 11 months, according to a sample for convenience. The quantitative data regarding behaviors commonly emitted by these children in situations where tolerance to the reinforcer's delay is required, were calculated and organized by absolute frequency and relative frequency exposed in tables, graphs provided by the Google Forms platform, and in averages, in the case of the SNAP-IV instrument, included in the online questionnaire. The qualitative data on social interactions, and on the teaching of tolerance behaviors to the reinforcer's delay, were presented through tables, and relevant excerpts from the participants' reports were exposed and highlighted. The results achieved revealed that the behavior of children whose parents responded to the survey, were in the vast majority, considered tolerance and self-control, as well as a behavioral peak. In general, the strategies used by the responsible parents indicated a lot of coherence, when compared to studies by different authors. However, some difficulties presented, such as the generalization difficulty, according to one of the behavioral apex criteria, were discussed. Several behavioral strategies that favor reinforcer delay tolerance behaviors in children with Down syndrome have been highlighted and suggested, according to the theoretical framework. In this way, we sought to present the benefits to the development of children who learn and present this mentioned tolerance.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (71 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAutocontrolept_BR
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.titleEstratégias comportamentais que favorecem a tolerância ao atraso do reforçador de crianças portadoras da Síndrome de Downpt_BR
dc.title.alternativeBehavioral strategies that favor tolerance to reinforcer delay in children with Down Syndromept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
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