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dc.contributor.advisorMoraes, Marcela Barbosa de, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Célia Ramos, 1963-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T22:46:54Z-
dc.date.available2022-02-15T22:46:54Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5128-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marcela Barbosa de Moraespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A qualificação profissional é uma das preocupações dos discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que necessitam dessa oportunidade para adquirirem condições favoráveis de subsistência, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Imperatriz e de professores e técnicos administrativos em relação aos benefícios que o curso pode proporcionar aos alunos e à região. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram abordagem quantitativa e descritiva, por meio de um questionário com questões fechadas, aplicado a 24 alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 20 servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA/Campus Imperatriz. O procedimento de análise de dados ocorreu em três etapas, sendo elas: estatística descritiva, teste de confiabilidade, e distribuição normal e correlação de Pearson. Por fim, pôde-se concluir que a educação é condição de desenvolvimento em todos os aspectos da região estudada, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Imperatriz, também por meio do curso de Administração na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, vem acompanhando e desenvolvendo ações, consciente do impacto que o ensino pode causar, tanto na vida do indivíduo como no desenvolvimento da comunidade local ou regional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Professional qualification is one of the concerns of students of Youth and Adult Education (EJA), who need this opportunity to acquire favorable conditions of subsistence, as the labor market is increasingly demanding. This research has as its general objective to analyze the perception of the students of the third year of the Technical Course in Administration of the Youth and Adult Education Program -PROEJA, offered by the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão - IFMA / Campus Imperatriz and of teachers and administrative technicians regarding the benefits the course can provide to students and the region.Therefore, the methodological procedures of this research were of quantitative and descriptive approach, through a questionnaire with closed questions applied to 24 students of the third year of the technical course in administration, in the Youth and Adult Education (EJA) modality and 20 employees of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFMA / Campus Imperatriz. The data analysis procedure took place in three stages, namely: descriptive statistics, reliability test and normal distribution and Pearson correlation. Finally, it can be concluded that education is a condition of development in all aspects of the studied region, and the Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão - IFMA / Campus Imperatriz, also through the course of Administration in Education. Youth and Adults - EJA, has been following and developing actions, aware of the impact that teaching can have, both on the individual's life and on the development of the local or regional communitypt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T22:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Maria Celia Ramos Silva.pdf: 2796468 bytes, checksum: 649d1b3031842409ae22fdd6db1564db (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (157 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovenspt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleO curso de administração na modalidade de educação de jovens e adultos no IFMA/Campus Imperatriz-MApt_BR
dc.title.alternativeTrajectory of the administration course in the modality of education of youth and adults in IFMA / Campus Imperatriz-MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherSilva, José Luís Gomes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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