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dc.contributor.advisorSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Caio Leone Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T00:06:06Z-
dc.date.available2022-02-18T00:06:06Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5167-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Ivair Alves dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de graduação tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas utilizadas em motores à combustão interna que focam no aumento de eficácia energética, obtendo redução em emissão de gases poluentes e no consumo de combustível. Utilizou-se de uma pesquisa exploratória mostrando resultados obtidos por diversor pesquisadores através de pesquisa bibliografica e testes apresentados como referências. As tecnologias citadas têm relação direta com a aplicação do conceito de "downsizing" (redução do tamanho dos motores à combustão interna), pois ao aplica-las se obtém mesma potência em um propulsor menor quando comparado a um propulsor de maior volume que não utiliza tais tecnologias, causando assim, o menor consumo de combustível e a menor emissão de gases poluentes. As soluções tecnológicas apresentadas são: coletor de admissão variável, injeção direta, sobrealimentação e taxa de compressão variável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This undergraduate work aims to present technological solutions used in internal combustion engines that focus on increasing energy efficiency, obtaining reduction in emission of pollutant gases and fuel consumption. It was used an exploratory research showing results obtained by diverse researchers through bibliographical research and tests presented as references. The aforementioned technologies are directly related to the application of the concept of "downsizing" (internal combustion engine size reduction), since the same applies to the same power in a smaller propulsion when compared to a larger propulsion that does not use such technologies, thus causing lower fuel consumption and lower emissions of polluting gases. The technological solutions presented are: variable intake manifold, direct injection, supercharging and variable compression ratio.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-18T00:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio L. Teixeira Cardoso.pdf: 947028 bytes, checksum: 8bd11f8aaf0345de6e5497c7ed8a989e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (34 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectDownsizingpt_BR
dc.subjectTração e compressãopt_BR
dc.titleEstudo do funcionamento de motores com combustão interna downsingpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the operation of Downsing internal combustion enginespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantejani, Fabio Henrique Fonseca, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
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