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dc.contributor.advisorKamimura, Quésia Postigo, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mauro Eduardo Chinellato de, 1959-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T21:31:03Z-
dc.date.available2022-02-22T21:31:03Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5202-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Quesia Postigo Kamimurapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: No atual contexto técnico e econômico, a informação e o conhecimento se transformaram em uma ferramenta essencial às estratégias empresariais. Portanto, seu uso adequado permite identificar diversas nuances do mercado, como as necessidades e tendências dos consumidores, entre outras. O uso desse recurso pelas organizações passa por estágios como a coleta, o tratamento e o registro de informações. Essas práticas levam à aprendizagem com base em compartilhamento e retenção do conhecimento, e como consequência, as empresas que as utilizam geram inovações mais rapidamente do que seus concorrentes. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, na percepção dos gestores, a gestão do conhecimento e sua aplicabilidade para a inovação na saúde e nas estratégias de prestação de serviço em organizações hospitalarespúblicas e privadas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou-se de estudo de casos múltiplos, por meio de documentose entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a gestão do conhecimento, nos hospitais estudados, vem sendo realizada por meio de treinamentos e educação continuada, do compartilhamento do conhecimento, da gestão de pessoas e da autonomia dos colaboradores, que se mostraram associados ao desenvolvimento da inovação nas organizações da saúde, principalmente em momentos adversos como o da pandemia de COVID-19. A amostra para esta pesquisa se deu por meio de dados colhidos em cinco hospitais e entrevista a cinco gestores ligados a alta administração e cinco gestores do nível médio. Observou-se que essas organizações hospitalares investem na busca de hospitais mais digitais, com a inclusão de prontuários eletrônicos e a automação de protocolos. Pode-se afirmar que as estratégias identificadas foram: treinamentos e educação continuada, inclusão de treinamentos online, exploração de competências dos colaboradores, jobrotation, autonomia dos colaboradores e criação de um centro de treinamento de simulação realística. Conclui-se que nas organizações hospitalares analisadas há uma relação entre a gestão do conhecimento e a implementação e o desenvolvimento da inovação. Todavia, o setor de saúde enfrenta desafios que lhe são típicos e que influenciam na gestão do conhecimento frente à inovação na saúde, incluindo a forte divisão profissional do setor e a influência da esfera política, desafios que precisam ser considerados quando do empreendimento de iniciativas de gestão do conhecimento e inovação em hospitaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the current technical and economic context, information and knowledge have become an essential tool for business strategies. Therefore, its proper use allows the identification of different market nuances, such as consumer needs and trends, among others. The use of this resource by organizations goes through stages such as collecting, processing and recording information. These practices lead to learning based on knowledge sharing and retention, and as a result, companies that use them generate innovations faster than their competitors. The general objective of this research is to analyze, in the perception of managers, knowledge management and its applicability to innovation in health and service delivery strategies in public and private hospital organizations. The research, with a qualitative and exploratory approach, used a study of multiple cases, through documents and semi-structured interviews. The results show that knowledge management, in the studied hospitals, has been carried out through training and continuing education, knowledge sharing, people management and employee autonomy, which were associated with the development of innovation in organizations of the health, especially in adverse moments such as the COVID-19 pandemic. The sample for this research was based on data collected from five hospitals and interviews with five managers linked to senior management and five middle-level managers. It was observed that these hospital organizations invest in the search for more digital hospitals, with the inclusion of electronic medical records and the automation of protocols. It can be said that the strategies identified were training and continuing education, inclusion of online training, exploration of employees' skills, job rotation, employee autonomy and creation of a realistic simulation training center. It is concluded that in the analyzed hospital organizations there is a relationship between knowledge management and the implementation and development of innovation. However, the health sector faces challenges that are typical of it and that influence the management of knowledge in the face of innovation in health, including the strong professional division of the sector and the influence of the political sphere, challenges that need to be considered when undertaking health initiatives. knowledge management and innovation in hospitals.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T21:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mauro Eduardo Chinellato de Oliveira.pdf: 2102619 bytes, checksum: 36cb533c156270b2c9a164b73e496da8 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (163 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEconomia da saúdept_BR
dc.titleA gestão do conhecimento frente à inovação na saúde em organizações hospitalarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherInocente, Nancy Julieta, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherBittar, Olímpio J. Nogueira V. (Olímpio José Nogueira Viana)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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