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dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorNoselli, Giovanna do Amaral Braschi, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T18:13:01Z-
dc.date.available2022-03-07T18:13:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5230-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Adriana Cintra de Carvalho Pinto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como tema a Literatura Infantil como formadora de leitores. A escolha para o tema se justificou pelas práticas escolares que observei na função de auxiliar educacional em uma escola municipal de educação infantil de sistema integral da cidade de Taubaté. Essas práticas escolares, como a contação de histórias, manifestavam, muitas vezes, a literatura como passatempo, forma de manter as crianças distraídas e disciplinadas enquanto não estavam em atividades de sala de aula. A literatura sempre aparecia a pretexto de não se ter o que fazer. Portanto, o trabalho com a literatura não era organizado, planejado, progressivo, com a intenção de formar leitores. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre o papel da literatura como formadora de leitores, ou seja, como formadora de pessoas que interagem com a literatura e respondem a ela, desde cedo, de forma prazerosa, para construção de sentidos do mundo social em que se encontram e, consequentemente, para atuarem nele. Como objetivo específico, este estudo buscou mostrar algumas atividades que podem ser realizadas em contextos escolares de Educação Infantil em torno do gênero poema para tratar a literatura como formadora de leitores. Para tanto, este trabalho se fundamentou no significado da literatura para Cândido (2004); da literatura infantil para Góes (2004); De não literatura para Andrade (1944); De importância da Literatura Infantil para Abramovich (2004); De Leitura de Poema para Lopes-Rossi e Renda (2017) e Carvalho Pinto et al (2020). Como procedimento, escolheu-se a pesquisa bibliográfica. Como resultado, constatou-se que há atividades para alunos da Educação Infantil que podem tematizar as características dos gêneros literários, como o poema, com intuito de desenvolver aptidões necessárias do aprendiz para que ele possa interagir com a literatura, ampliando, assim, seus conhecimentos sobre o mundo e sobre o gênero presentes nos textos lidos e ouvidos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has the theme of Children's Literature as a reader trainer. The choice for the theme was justified by the school practices that I observed in the role of educational assistant in a municipal school for early childhood education in the city of Taubaté. These school practices, such as storytelling, often manifested literature as a pastime, a way of keeping children distracted and disciplined while not in classroom activities. Literature always appeared on the pretext of not having anything to do. Therefore, the work with literature was not organized, planned, progressive, with the intention of training readers. In view of this, the general objective of this work was to reflect on the role of literature as a trainer of readers, that is, as a trainer of people who interact with and respond to literature, from an early age, in a pleasant way, for the construction of meanings of the world in which they find themselves and, consequently, to act in it. As a specific objective, this study sought to show some activities that can be carried out in early childhood school contexts around the genre poem to treat literature as a reader trainer. For this, this work was based on the meaning of literature for Cândido (2004); children's literature for Góes (2004); From non-literature to Andrade (1944); Of importance of Children's Literature to Abramovich (2004); From Poem Reading to Lopes-Rossi and Renda (2017) and Carvalho Pinto et al (2020). As a procedure, bibliographic research was chosen. As a result, it was found that there are activities for Early Childhood Education students that can address the characteristics of literary genres, such as the poem, in order to develop the apprentice's necessary skills so that he can interact with literature, thus expanding his knowledge about the world and about gender present in the texts read and heard.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T18:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG Giovanna do Amaral Braschi Noselli.pdf: 940219 bytes, checksum: 3273cb245d6fefff5b7ed3805f5183b4 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (59 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.titleA literatura infantil como formadora de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

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