Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouvêa, Luzimar Goulart, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Josué da Silva, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T19:57:24Z-
dc.date.available2022-03-07T19:57:24Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5237-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvea.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema da presente monografia é a luta sertaneja retratada em diferentes textos. Tomaremos como objeto de estudo o romance Os sertões, de Euclides da Cunha, e o filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Como pergunta de pesquisa, temos: quais são as relações de diálogo entre o romance Os sertões e o filme Bacurau? Como a representação de uma parcela da sociedade é apresentada nas duas obras? De que forma elas se comunicam? Os objetivos desta pesquisa são: 1) apresentar o contexto em que se situa a obra de Euclides e pontuar sua narrativa da luta dos sertanejos na Guerra de Canudos; 2) apresentar uma parte da história do cinema brasileiro e apontar a intertextualidade entre filmes nacionais e o romance de Euclides e 3) comparar os elementos presentes na obra com partes do enredo do filme, comprovando os jogos dialógicos do romance e da estruturação da obra ficcional. Tal pesquisa tem por justificativa contribuir para a percepção do impacto que obras clássicas da literatura brasileira, como a de Euclides da Cunha, por exemplo, causam até os dias de hoje nas mais diversas expressões artísticas e evidenciar a importância da representação da força dos povos nordestinos na indústria audiovisual. A metodologia a ser empregada será a da pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo. A fundamentação teórica se ancora em autores como Antonio Candido (1980), Olímpio de Souza Andrade (1996), Paulo Emílio Salles Gomes (1996) e Sheila Schavarzman (2012). Como resultados, temos que a obra de Euclides da Cunha se manteve relevante durante a construção do cinema e, até hoje, mantém tal relevância, se fazendo presente na concepção de Bacurau, desde seu enredo até seus personagens, estabelecendo assim um diálogo vívido e representativo entre ambas as obras da importância da cultura sertaneja e da força do povo nordestino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The subject of this monography is the struggle of the sertanejo portrayed in different texts: literary and cinematographic. We will study the novel Os sertões, by Euclides da Cunha, and the film Bacurau, by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles. As the research questions, we have: what are the relations of dialogue between the novel Os sertões and the film Bacurau? How is the representation of this portion of society presented in the two works? How do they communicate? The objectives of this research are: 1) to present the context in which Euclides' work is located and to punctuate his narrative of the struggle of the sertanejos in the Canudos War; 2) present a piece of the history of Brazilian cinema and point out the influences that Euclides' novel has on national films, and 3) compare the elements presented in the work with parts of the film's plot, proving the influence of the novel in the structuring of the movie. Such research has as justification, the contribution of the perception of the impact that classic works of Brazilian literature, such as that of Euclides da Cunha, for example, cause to this day in the most diverse artistic expressions, and to highlight the importance of representing the strength of the northeastern people of Brazil in audiovisual industry. The methodology used will be bibliographic research with a qualitative nature. The theoretical basis is anchored in authors, such as Antonio Candido (1980), Olímpio de Souza Andrade (1996), Paulo Emílio Salles Gomes (1996) and Sheila Schavarzman (2012). As a conclusion, we have that the work of Euclides da Cunha remained relevant during the construction of the Brazilian cinema and, until today, it maintains such relevance, being present in the making of Bacurau, from its plot to its characters, thus establishing a vivid and representative dialogue between both works of the importance of the sertanejo culture and the strength of the northeastern people of Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG JOSUE DA SILVA COSTA.pdf: 477810 bytes, checksum: 3770beb14489a14d04e6561ad8fcfe45 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectDistopias na literaturapt_BR
dc.subjectCunha, Euclides da, 1866-1909 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFilmes - Ficçãopt_BR
dc.title"Quem nasce em Canudos é o quê?" : sequelas distópicas em os sertões e representação social em Bacuraupt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherTravassos, Thais, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherMorais, Deise Nancy Urias de, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG JOSUE DA SILVA COSTA.pdf466.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.