Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Jéssica Sbruzzi, 1993-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-07T21:23:14Z-
dc.date.available2022-03-07T21:23:14Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5249-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Carlos Eduardo R. Rezendept_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o objetivo de refletir sobre a identidade da pessoa transgênero na sociedade e na escola, o presente trabalho faz um apanhado de artigos e pesquisas científicas, para oferecer um suporte epistemológico para a discussão sobre o papel de gênero, e como isso afeta a escola, abrindo, também, uma breve discussão sobre escolas mais inclusivas e qual é seu papel na sociedade. A pessoa trans, apresenta uma certa desarmonia entre seu sexo biológico pelo qual se reconhece psicossocialmente, sentindo um conflito interno, tendo uma disforia de gênero. A compreensão do fenômeno estudado exige uma breve explicação sobre as terminologias usadas no âmbito social, sendo algumas com conotações preconceituosas. A presente pesquisa traz a relevância da temática do nome social e do sexo nos registros públicos, para, assim, evitar situações vexatórias e discrepantes entre nome e imagem, para que cada sujeito possa viver em sociedade com dignidade. Neste contexto, na escola, como local de acolhimento e inclusão, faz-se necessária a implementação de políticas públicas para evitar a evasão escolar por parte da pessoa trans e, ao mesmo tempo, uma proposta contínua de formação docente para trabalhar com essa realidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to reflect on the identity of the transgender person in society and at school, the present work is a collection of articles and scientific research, to offer an epistemological support on the discussion of the gender role and how it affects the school, opening also a brief discussion of more inclusive schools and their role in society. The trans person, for presenting a certain disharmony between their biological sex and which recognizes psychosocially, feeling with an internal conflict, having a gender dysphoria. The understanding of the phenomenon studied requires a brief explanation of the terminologies used in the social sphere, some of them with biased connotations. The present research brings the relevance of the theme of the social name and sex in the Public Registers, in order to avoid vexatious and dissimilar situations of name and image, so that it can live in society with dignity. In this context, the school as a place of reception and inclusion makes it necessary to implement public policies to avoid school dropout by the trans person and at the same time a continuous proposal of teacher training to work with this reality.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T21:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG Jessica Sbruzzi Nogueira.pdf: 711149 bytes, checksum: c9f10991c12323bfc2419f9de6ad4e35 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (57 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas transgênero - Identidadept_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectSexo (Biologia)pt_BR
dc.subjectNomes pessoais - Brasilpt_BR
dc.titleGênero e escola : precisa ser um tabu?pt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherMorais, Deise Nancy dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG Jessica Sbruzzi Nogueira.pdf694.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.