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dc.contributor.advisorAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Letícia Rodrigues, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T00:38:39Z-
dc.date.available2022-03-08T00:38:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5267-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Rachel Duarte Abdalapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema educação está entrelaçado a diversas variáveis e dimensões, dentre elas destacamos a Educação de Jovens e Adultos e também a Educação Inclusiva. Após observá-las separadamente houve percepção das relações entre essas duas dimensões educacionais. Por isso, é nesse contexto que a presente monografia de conclusão de curso de História se propõe estudar, a Educação de Jovens e Adultos como uma Educação Inclusiva. Como recurso metodológico analisou-se documentações teóricas de especialistas da área da educação, tanto inclusiva quanto específica da Educação de Jovens e Adultos, para buscar compreender o processo histórico de constituição de iniciativas para trabalhar a Educação de Jovens e Adultos, estudando suas origens e analisando suas condições. Para tanto, baseou-se na Constituição Federal e em outros dispositivos legais que tratam do assunto, além das obras do importante educador brasileiro Paulo Freire que se preocupou com a alfabetização no Brasil. Metodologicamente, recorreu-se à análise documental de uma manifestação escrita de uma egressa de Educação de Jovens e Adultos sobre suas percepções sobre seus estudos nessa modalidade de ensino. Em sua narrativa ela destaca a importância desse curso para a transformação da sua vida. Conclui-se que a Educação de Jovens e Adultos pode ser definida como uma Educação Inclusiva devido seu público ser marginalizado pela sociedade em diferentes faixas etárias e níveis sociais em função da falta de escolarização e do analfabetismo. Desse modo, a Educação de Jovens e Adultos torna-se transformadora na vida desses indivíduos, seja em âmbito pessoal ou profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJA - Educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMOBRALpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos como educação inclusiva : análises e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherBoll, Armindo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

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