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dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Ágela Maria Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T13:21:42Z-
dc.date.available2019-08-16T13:21:42Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/527-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho aborda a questão da educação e políticas públicas. O objetivo é avaliar os impactos e contribuições do Programa de Assistência Estudantil no desenvolvimento dos discentes do IFTO Campus Araguatins/TO sob a perspectiva dos contemplados pelo programa. A educação é compreendida como um instrumento para promover o crescimento e reduzir a pobreza. Recentemente o investimento no educando tem sido cogitado e desenvolvido a fim de contribuir para o crescimento não só intelectual, mas também físico, psicológico e social. Neste panorama, surge o Programa de Assistência Estudantil com objetivo de garantir a inclusão e permanência dos alunos que apresentam vulnerabilidade socioeconômica. Neste sentido, é relevante entender o processo de educação, das políticas públicas e por fim conhecer os resultados da implantação do programa no IFTO Campus Araguatins/TO. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa por meio de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos 280 alunos, o que corresponde a 100%, ou seja, todos os alunos contemplados pelo programa PNAES no ano de 2012. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, sendo utilizados métodos de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto ao delineamento a pesquisa foi documental seguida de pesquisa de campo e de levantamento. Os resultados obtidos mostram a grande importância do programa na mudança positiva na vida dos estudantes. Os mesmos afirmam a amplitude de desenvolvimento no aspecto financeiro, bem como educacional, pois depois da inclusão sentiram-se motivados a darem continuidade aos estudos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper addresses the issue of education and public policy. The objective is to evaluate the impacts and contributions Student Assistance Program in the development of students of Campus IFTO Araguatins / TO from the perspective of the contemplated program. Education is understood as an instrument to promote growth and reduce poverty. Recently the investment in schooling has been considered and developed in order to contribute to the growth not only intellectual, but also physical, psychological and social. In this scenario, there is the Student Assistance Program in order to ensure the inclusion and retention of students who have socioeconomic vulnerability. In this sense, it is relevant to understand the process of education, public policy and finally know the results of the implementation of the program in IFTO Campus Araguatins / TO. To achieve the objectives, a survey was conducted through questionnaires with open and closed questions to 280 students, which corresponds to 100%, ie all students covered by the program PNAES in 2012. The study was characterized as exploratory, being used methods of quantitative and qualitative approach. Regarding the research design was followed by documentary research and field survey. The results show the importance of the program in positive change in the lives of students. They claim the breadth of development in the financial aspect, as well as educational, because after inclusion felt motivated to build on the studies.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T13:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agela Maria Pereira da Silva_seg.pdf: 1152530 bytes, checksum: a5e34c21d30ce017e5308b5138ae2d93 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent93 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleEducação e políticas públicas : impactos e contribuições do programa de assistência estudantil no desenvolvimento dos discentes do IFTO Campus Araguatins - TOpt_BR
dc.title.alternativeEducation and public: impacts and contributions program student assistance in the development of the students of Campus IFTO Araguatins-TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.otherSalgado, Andréia Maria Pedropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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