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dc.contributor.advisorSuave, Angela Michele, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luma Santos de, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T19:00:23Z-
dc.date.available2022-03-09T19:00:23Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5309-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Angela Michele Suavept_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciências Sociais e Letras, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Buscou-se com esta pesquisa compreender as lacunas da política educacional na vida dos jovens e adolescentes que residem nas periferias urbanas. Essa temática surgiu em decorrência da observação das expressões da desigualdade social que se reproduz nas escolas e também pela falta de investimentos na política educacional. Nesse sentido, objetivo foi o de conhecer como as condições sociais interferem na formação educacional e escolar dos jovens e adolescentes que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de um município do Vale do Paraíba, ademais desvelar o significado da Educação para os jovens e adolescentes. Do ponto de vista metodológico foi feito um relato de experiência com base na experiência de estágio em Serviço Social, assim foi possível identificar a demanda dos jovens em relação à formação educacional. Partiu-se do pressuposto de que é importante explicitar o quanto as políticas educacionais podem agregar na vida de um jovem, diante das relações capitalistas. No que se refere à relação da temática com o Serviço Social, sobretudo, foi de grande relevância considerar as aportes da profissão no campo das políticas educacionais, contribuindo com a formação dos jovens e adolescentes, pelo fato de ter embutida na sua formação à capacidade para realizar análise social e de trabalhar o fortalecimento de redes. Conclui-se que há um crescente aumento da desigualdade social no Brasil, afetando a Educação por meio dos cortes orçamentários e com uma política do governo atual de regressão de direitos aos jovens e adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research sought to understand the gaps in educational policy in the lives of young people and adolescents residing in urban peripheries. This theme emerged after observing expressions of social inequality that reproduce in schools and also due to the lack of investments in educational policy. In this sense, the objective was to know how social conditions interfere in the educational and schooling of young people and adolescents who attend the Reference Center for Social Assistance (CRAS) of Vale do Paraíba, in addition to developing the meaning of Education for young people and adolescents. . The methodological point of view was made or was reported based on internship experience in Social Work, so it was possible to identify the demand of young people in relation to educational background. It is assumed that it is important to explain how much educational policies can add to a young person's life, in the face of capitalist relations. It does not refer to the thematic relationship with the Social Work, especially, it was of great importance to consider as contributions of profession in the field of educational policies, contributing to the formation of young people and adolescents, because it was embedded in their formation to perform analysis. Work and strengthen networks. It is concluded that there is a growing increase in social inequality in Brazil, affecting education through budget cuts and with a current government policy of regression of rights for youth and adolescents.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T19:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D TG LUMA SANTOS DE OLIVEIRA.pdf: 338217 bytes, checksum: 2a246f9af27250ea2cbebf09d4a61923 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (36 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.titleAs lacunas da política educacional na vida de jovens e adolescentes nas periferias urbanas : como a realidade social interfere no processo de formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Serviço Social - Trabalhos de Graduação

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