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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Yoga na escola
Authors: Sato, Daniela Leiko
Abstract: Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo mostrar como a prática do Yoga desde os anos iniciais da escola, traz diversos benefícios. Estes estão em torno da melhora da capacidade de concentração, foco, redução da ansiedade, flexibilidade, equilíbrio, respiração correta e postura apropriada. O Yoga adequa-se como uma prática que une corpo, mente e respiração e estão conectados a todo o momento. O excesso de informações do mundo atual tem contribuído para o aumento da dificuldade de concentração e atenção dos alunos durante as aulas e a ausência de brincadeiras relacionadas à idade têm se limitado a brincadeiras tecnológicas acarretando menos movimento corporal no dia a dia das crianças e jovens. A prática regular do Yoga nas aulas de Educação Física traz a consciência deste cuidado com a saúde física e mental que pode aprimorar o bem-estar e levar os alunos a conquistarem uma vida saudável e a atenção e concentração destes alunos para o aprendizado em sala de aula. O Yoga na educação está amparado nos PCN’s, pois integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde, onde aplica exercícios e técnicas que atendem a estes objetivos, além de trabalhar a não violência. A partir desses estudos, o objetivo é analisar como esta prática pode ser inserida no âmbito educacional, onde para as crianças as aulas devem seguir de maneira lúdica e para os jovens as aulas seguem praticamente como uma aula de adulto. Os professores possuem um papel fundamental no intermédio do Yoga, pois é necessário saber como conduzir e mediar esta prática, importante então, o professor buscar uma formação adequada para estar seguro em planejar uma aula de Yoga na escola. Os resultados obtidos durante o desenvolvimento do deste trabalho, evidenciaram que a aplicação das técnicas como execução de ásanas (posturas físicas), pranayama (respiração), dhyana (meditação) e yoganidra (relaxamento) são efetivos com o processo de ensino-aprendizagem, ao melhorar a atenção e concentração, harmonização entre os espaços de convivências na escola e melhora da saúde em geral.
Abstract: This Course Conclusion Paper aims to show how the practice of Yoga since the early years of school, brings several benefits. These are around improving the ability to focus, focus, reduce anxiety, flexibility, balance, correct breathing and proper posture. Yoga fits as a practice that unites body, mind and breath and are connected at all times. The excess of information in the current world has contributed to the increased difficulty of concentration and attention of the students during the classes and the absence of games related to the age have been limited to technological games causing less corporal movement in the day to day of the children and young people. The regular practice of Yoga in Physical Education classes brings awareness of this care with physical and mental health that can improve well-being and lead the students to achieve a healthy life and the attention and concentration of these students for the learning in the classroom. class. Yoga in education is supported by PCNs, as it integrates students in the body's movement culture, with leisure purposes, expression of feelings, affections and emotions, maintenance and improvement of health, where it applies exercises and techniques that meet these objectives, in addition to working non-violence. From these studies, the objective is to analyze how this practice can be inserted in the educational scope, where for the children the classes must follow in a playful way and for the young the classes follow practically like an adult class. Teachers have a fundamental role in the middle of Yoga, because it is necessary to know how to conduct and mediate this practice, important then, the teacher to seek appropriate training to be sure to plan a Yoga class at school. The results obtained during the development of this work showed that the application of techniques such as asana (physical postures), pranayama (breathing), dhyana (meditation) and yoganidra (relaxation) are effective with the teaching-learning process, improve attention and concentration, harmonize spaces of coexistence in school and improve health in general.
Keywords: Educação física escolar
Yoga
Benefícios à saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Ensino a Distância
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/531
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Educação Física (EAD) - Trabalhos de Graduação

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