Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaermann, Lindamar Alves, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorGonzaga, Marcela Rezende, 1992-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T19:47:26Z-
dc.date.available2022-03-09T19:47:26Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5310-
dc.descriptionOrientação: Profa Dra. Lindamar Alves Faermann.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo central apresentar as características do machismo dentro do contexto educacional. Dessa forma, buscou-se evidenciar como esse fenômeno é reproduzido nesse meio e quais são as suas consquências sociais, além de pontuar formas de debate sobre o assunto e notadamente de enfrentamento e combate do machismo no cotidiano escolar. Para a realização deste estudo foram usadas as pesquisas: bibliográfica e documental, de forma a se obter um aprofundamento do assunto escolhido. Com o desenvolver da pesquisa, pôde-se observar que o machismo é um fenômeno social produto da sociedade capitalista e reflexo das desigualdades presentes nesta sociabilidade, que se expressa por meio da opressão da mulher pelo homem, perpassando pelas relações de classe. Constatou-se que as características do machismo no âmbito escolar se apresentam na forma de discursos preconceituosos, em regras impostas somente às estudantes do sexo feminino, em atitudes discriminatórias dentro das escolas, além da falta de projetos acerca do tema. A implementação de algumas ferramentas e práticas didáticas podem contribuir para o combate ao machismo nesse lócus. Sendo a sociedade capitalista marcada pelo conservadorismo e pelo patriarcado, compreendemos que a escola também é atravessada por esses elementos, podendo, a partir disso, resistir ao machismo ou, contraditoriamente, corroborá-lo por meio de práticas, discursos, ações e ideologias. Com base na análise realizada sob uma perspectiva crítica e objetiva, foi possível concluir que a questão do machismo nas escolas não se resolverá rapidamente, necessitando da formação qualificada de profissionais com pensamentos progressistas e críticos, de resistências populares, de projetos exitosos e de lutas sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this research is to present the characteristics of sexism within the educational context, how it is reproduced in this field and what its consequences are, in addition to ways of debating on the subject and also of combat. The chosen theme was sexism on Education, based on the study of the expressions of sexism in the school environment. To conduct this research, bibliographic and documentary research were used, in order to obtain a deepening of the chosen subject. With the development of the research, it was possible to observe that sexism is a social phenomenon that is the product of a capitalist society and a reflection of the inequality present in class society and that it is expressed through the oppression of women by men, passing through class relations. The characteristics of sexism in the school environment are presented in the form of prejudiced speeches, in rules imposed only to girls, in discriminatory attitudes within schools, in addition to the lack of projects on the subject. The implementation of some teaching tools and practices can contribute to the fight against sexism. Being a capitalist society, marked by conservatism and patriarchy, we understand that the school is also crossed by these elements, therefore being able to resist sexism. Based on the analysis carried out from a critical and objective perspective, we were able to resolve that the issue of sexism in schools will not be resolved quickly, as it requires the training of people with progressive and critical thoughts, popular resistance, successful projects and social struggles.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T19:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TG MARCELA REZENDE GONZAGA.pdf: 438865 bytes, checksum: 7a63243516ed34cdc2495799f6852a70 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (35 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO machismo na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Juliana Alves, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherSiqueira, Mônica Maria Nunes da Trindade, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Serviço Social - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG MARCELA REZENDE GONZAGA.pdf428.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.