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dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorFerraz, Félix Nathanael dos Santos, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T17:55:46Z-
dc.date.available2022-03-10T17:55:46Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5342-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calilpt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir de observações e experiências com o estágio supervisionado e com os projetos de extensão, ao longo do curso de Pedagogia na Universidade de Taubaté (UNITAU), foi possível perceber a tímida presença masculina na Educação Infantil. Questionou-se sobre a ausência de professores do sexo masculino na etapa da Educação Infantil a fim de dar luz à discussão sobre a pouca presença masculina na educação de crianças de 0 a 5 anos, aos possíveis estigmas provocados pelo olhar da comunidade, uma vez que a escola vem sendo um espaço que reafirma a feminização do ensino, principalmente, nessa etapa da educação básica, por reforçar e atribuir exclusivamente à mulher o papel de educar e cuidar. Desta forma é importante perguntar sobre o porquê do ingresso do homem nessa etapa do ensino. Propôs-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que entrevistou três professores do sexo masculino a fim de discutir e analisar as condições do ingresso do docente no ambiente escolar da Educação Infantil e chamar a atenção para a busca por um novo olhar sobre esses profissionais que estão à espera de oportunidades para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Os resultados revelaram que ainda há certo preconceito, que o professor terá que desenvolver e provar as habilidades e competências do sexo masculino no cuidado e educação de crianças de 0 a 5 anos e, que alguns profissionais acabam abandonando a sala de aula e migrando para a gestão escolar. Os que persistem, tentam conquistar seu espaço enfrentando as barreiras e os estereótipos que os cercam.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: From observations and experiences with the supervised internship and extension projects, during the course of Pedagogy at the University of Taubaté (UNITAU), it was possible to perceive the shy male presence in early childhood education. It was questioned about the absence of male teachers in the kindergarten stage in order to shed light on the discussion of the low presence of men in the education of children from 0 to 5 years old, the possible stigmas caused by the community's gaze, since The school has been a space that reaffirms the feminization of teaching, especially at this stage of basic education, by reinforcing and attributing exclusively to women the role of educating and caring. Thus it is important to ask why the entrance of man in this stage of teaching. It was proposed a qualitative approach research that interviewed three male teachers in order to discuss and analyze the conditions of the teacher's entrance in the preschool environment and draw attention to the search for a new look on these professionals who are waiting for opportunities to win their place in the job market. The results revealed that there is still some prejudice, that the teacher will have to develop and prove the male skills and competences in the care and education of children from 0 to 5 years old, and that some professionals end up leaving the classroom and migrating to the managment. Those who persist try to conquer their space by confronting the barriers and stereotypes that surround them.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T17:55:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Felix Nathanael dos Santos Ferraz.pdf: 442103 bytes, checksum: bdc94cadf49c4353e2490bcd220bcc45 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (52 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Diferenças entre os sexospt_BR
dc.subjectMasculinidade - Ensinopt_BR
dc.subjectFeminilidade - Ensinopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a atuação do professor na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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