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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorVictor, Marilia Novaes, 1962-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T17:59:22Z-
dc.date.available2022-03-10T17:59:22Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5343-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O crescimento do processo de inclusão educacional de alunos com deficiências é uma realidade, e configura-se como um grande desafio a ser vivenciado, uma vez que a legislação vigente garante a obrigatoriedade da participação de todos no ensino regular. A partir daí, surge a preocupação com novas estruturas de trabalho. Porém, para que isso se concretize, é necessário entre outras medidas, a formação de professores comprometidos com o rompimento das desigualdades sociais presentes em nossa sociedade. Portanto, o presente trabalho, teve como objetivo investigar o que as pesquisas acadêmicas indicam em relação a formação e práticas de professores, que atuam junto aos alunos com deficiência na educação básica. Nesse sentido, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através da leitura de artigos científicos, livros, periódicos e mapeamento de três dissertações analisadas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As análises foram organizadas em quadros e gráficos, contemplando os seguintes aspectos: a-) ano de publicação, b-) orientadores, c-) temas de pesquisa, d-) tendências teóricas, e-) métodos de pesquisa e f-) resultados e discussões. Os resultados indicam que o professor se exime da responsabilidade do desenvolvimento do aluno com deficiência, deixando a cargo da professora especialista da sala de recursos, dificultando assim a prática de um ensino colaborativo. Evidenciou-se uma angústia do professor na recepção desse aluno sem estar devidamente amparado. Assim também, revelou atitudes positivas de alguns profissionais na busca de caminhos alternativos pedagógicos. Conclui-se a necessidade de ampliação de pesquisas nesta área para contribuições efetivas aos profissionais na estruturação de recursos e estratégias de apoio à prática educacional inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The growth of the educational inclusion process of students with disabilities is a reality, and it is a great challenge to be experienced, since the current legislation guarantees the obligation of everyone to participate in regular education. From there, the concern arises with new work structures. However, for this to happen, it is necessary, among other measures, the formation of teachers committed to breaking the social inequalities present in our society. Therefore, the present work aimed to investigate what academic research indicates in relation to teacher education and practices, which work with students with disabilities in basic education. In this sense, we used the bibliographic research through the reading of scientific articles, books, journals and mapping of three dissertations analyzed by Capes (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). The analyzes were organized in charts and graphs, considering the following aspects: a-) year of publication, b-) advisor, c-) research themes, d-) theoretical trends, and-) research methods and f-) results. . The results indicate that the teacher disclaims responsibility for the development of students with disabilities, leaving it to the specialist teacher of the resource room, thus hindering the practice of collaborative teaching. There was an anguish of the teacher in the reception of this student without being properly supported. It also revealed positive attitudes of some professionals in the search for alternative pedagogical paths. It concludes the need to expand research in this area for effective contributions to professionals in structuring resources and strategies to support inclusive educational practice.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T17:59:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Marilia Novaes Victor.pdf: 566664 bytes, checksum: da45a9735957382533dd9b0cebb08cfe (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (55 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA importância da formação docente no atendimento de alunos com deficiência em escolas públicas na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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