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dc.contributor.advisorNeves, Viviane Galvão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Daniele Rodrigues, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:19:58Z-
dc.date.available2022-03-10T18:19:58Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5347-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema do trabalho apresentado tem origem nas discussões das aulas extracurriculares de Libras e da disciplina de Fundamentos da Educação Especial I propiciadas pelo Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté. Políticas educacionais têm apontado a necessidade de se incluir todos os alunos nas escolas, garantindo seu aprendizado e participação social. O trabalho de investigação no presente estudo teve como objetivo analisar a educação dos alunos surdos nessa perspectiva inclusiva. Para favorecer a aprendizagem é necessário que os alunos tenham oportunidades para a aquisição do contexto de letramento, desta maneira, conhecendo a realidade e construindo concepções cada vez mais complexas a seu respeito. A partir da análise das experiências de surdos nas salas de aula, o trabalho visou identificar como pode ser empregado o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras para o progresso no processo de aquisição do letramento para as crianças surdas e busca alternativas que contribuam para maior eficiência no planejamento das práticas pedagógicas. Para tanto, foi realizada uma análise baseada em uma visita técnica da qual participei enquanto bolsista do projeto Ética e Inclusão Escolar: falando com as mãos promovido pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Observaram-se a presença da Libras e de recursos visuais empregados em duas oficinas de Libras desenvolvidas em uma associação de surdos. Em ambas as oficinas percebeu-se que a utilização de recursos visuais promoveu a aprendizagem significativa dos surdos sendo compatível com o modo visual de experienciar o mundo dos sujeitos surdos, mesmo que tenham sido observados pontos a serem melhorados para fomentar o uso da Libras na comunicação da oficina além de aspectos da visualidade a serem explorados. Foi possível constatar o papel da Libras no desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da autoestima dos surdos, favorecendo suas possibilidades de interação com o meio e de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (62 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLibras - Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.titleO papel da Língua Brasileira de Sinais no processo de letramento do surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherVitoriano, Sandra Aparecida, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
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