Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.authorRicardo, Larissa Cristina Oliveira, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T18:23:15Z-
dc.date.available2022-03-10T18:23:15Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5348-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dra. Odila Amélia Veiga Françapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho parte do questionamento acerca da contribuição da Pedagogia de Montessori para a prática pedagógica contemporânea na educação infantil e tem como objetivo compreender a importância da referida pedagogia nos tempos atuais, bem como investigar os motivos pelos quais profissionais da educação tem optado pelo método tradicional ainda que em sua ação docente esteja subjacente concordância com ideias defendidas igualmente por Maria Montessori. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir de material já publicado e a obra e a didática de Montessori, assim como de teóricos que versam sobre politicas educacionais, história da educação e fundamentos da educação e documentos legais à educação brasileira, a sugestão é a de que inseguranças nos profissionais da educação quanto à adoção das pedagogias não convencionais ocasionam dificuldades no reconhecimento positivo e na adoção da proposta pedagógica de Montessori, o que não significa invalidação do método. O desejo de realizar a investigação teve seu despertar nas vivências e experiências de estágio supervisionado em duas diferentes modalidades de ensino, sendo uma favorável ao pensamento de Montessori e a outra seguidora da pedagogia liberal. Essa dessemelhança entre os dois modelos pedagógicos fizeram despontar o desejo da investigação mais acurada sobre o trabalho, produção didática e método criado pela educadora, humanista e médica italiana do século XX, o que levou a busca por estudos que pudessem iluminar teoricamente os fundamentos deste método e apontar para a possibilidade de sua aplicação nas salas de educação infantil; salvaguardados o tempo, o espaço e o contexto das escolas do século XXI.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work starts from the questioning about the contribution of Montessori's Pedagogy to the contemporary pedagogical practice in early childhood education and aims to understand the importance of this pedagogy in the current times, as well as to investigate the reasons why educational professionals have opted for the traditional method even though in their teaching action there is an underlying agreement with ideas also equally defended by Maria Montessori. Conducted through bibliographic research from material already published and the work and didactics of Montessori, as well as theorists who deals with educational policies, history of education and foundations of education and legal documents to Brazilian education, the suggestion is that insecurities in education professionals regarding the adoption of unconventional pedagogies cause difficulties in the positive recognition and adoption of the pedagogical proposal of Montessori, which does not mean invalidation of the method. The desire to carry out the investigation had its awakening in the participation and experiences of supervised internship in two different modes of teaching, one being favorable to the thought of Montessori and the other follower of liberal pedagogy. This dissimilarity between the two pedagogical models made emerge the desire for more accurate research on work, didactic production and method created by the educator, humanist and Italian doctor of the twentieth century, which led to the search for studies that could theoretically illuminate the foundations of this method and point to the possibility of its application in the rooms of early childhood education; safeguarding the time, space and context of schools in the twenty-first century.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T18:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG LARISSA CRISTINA OLIVEIRA RICARDO.pdf: 864665 bytes, checksum: 79b883185972d7963c0ad1598d68e1ee (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (43 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMontessori, Maria, 1870-1952pt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleA pedagogia de Maria Montessori na educação infantil contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMoura, Isabel Cristina de, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherValério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG LARISSA CRISTINA OLIVEIRA RICARDO.pdf844.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.